Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em regime de urgência foi aprovado nesta quinta-feira, 27, o requerimento do vereador Rogério Freitas que solicita o comparecimento de todos os secretários municipais e presidentes de autarquias ao plenário da Câmara Municipal de Palmas para prestarem esclarecimentos sobre suas respectivas pastas.

O requerimento sugere que os secretários apresentem alternadamente, conforme disponibilidade. “Não queremos atrapalhar as atividades das secretarias e nem as atividades parlamentares, por isso, sugiro que uma agenda seja feita, para podermos planejar a visita de cada secretário”, afirmou o vereador autor do requerimento.

Freitas esclarece que de forma alguma, o convite configura enfrentamento entre os dois poderes, mas é também uma forma de estreitamento das relações. “Quem ganhará com o comparecimento dos secretários a esta Casa de Leis é o cidadão palmense, visto que a transparência é um direito da população e um dever do governo”. Freitas, lembrou ainda que o requerimento convida e não convoca.

“Como vereadores temos a prerrogativa de convidar e de convocar os ordenadores de despesas do município. Quando houver necessidade de convocação não nos furtaremos a isso, mas hoje convidamos por entender que, assim, facilitará o nosso papel de acompanhar, fiscalizar e sugerir ações do Executivo Municipal”, esclareceu o vereador.

O líder do governo, Valdemar Junior afirmou em entrevista ao Conexão Tocantins que partiu dele a sugestão para que o vereador apresentasse o requerimento. “Como a gestão não tem nada a esconder vamos criar uma agenda positiva no legislativo para levar as ações que estão sendo desenvolvidas em cada pasta”, esclareceu. Valdemar negou que haja qualquer tipo de crise na base governista.