Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As unidades do Sine no Tocantins já estão oferecendo vagas para os cursos de qualificação do Programa Pronatec Trabalhador. Os interessados devem procurar as agências para conhecer a lista de cursos disponíveis e caso tenham interesse e se encaixem no perfil exigido realizarão uma pré-matrícula e serão encaminhados às unidades ofertantes dos cursos. Para ter acesso ao benefício o trabalhador deve ser cadastrado no Sine e levar cópia dos documentos pessoais, comprovante de endereço e de escolaridade.

O Pronatec Trabalhador é a mais nova modalidade do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, foi instituído em dezembro de 2013 por meio de um acordo entre o MTE – Ministério do Trabalho e Emprego e Mec – Ministério da Educação, com o objetivo de oferecer qualificação profissional a milhares de pessoas de forma gratuita, a partir de 2014.

Segundo a coordenadora de qualificação do Sine Tocantins, Sônia Maria da Luz, a nova proposta de oferta de qualificação do MTE é mais acessível para os trabalhadores e explica: “Essa nova metodologia é muito positiva, pois qualquer trabalhador pode ir a uma agência do Sine, pesquisar os cursos disponíveis e se inscrever”. A coordenadora ressaltou ainda a credibilidade das instituições que ofertam os cursos: “Atualmente temos vagas disponíveis no Senai, Senac, Senar, Secretaria de Ciência e Tecnologia e o IFTO, todas instituições renomadas na formação técnica”. Afirmou a coordenadora.

A aluna do 1° ano do ensino médio, Graziely Luna da Cunha, viu no programa uma oportunidade de enriquecer o currículo para conquistar seu primeiro emprego: “Procurei o Sine e já estou fazendo um curso rápido de auxiliar administrativo e no dia 07 de abril começarei o curso de Recursos Humanos pelo Pronatec”. Comemora a estudante.

O MTE já era parceiro demandante do Pronatec desde 2011, em razão da qualificação dos beneficiários do seguro-desemprego. Mas, com a nova proposta, mais trabalhadores terão acesso aos cursos do programa por meio das agências do Sine. No Tocantins, os trabalhadores podem buscar o benefício nas agências de Palmas, Taquaralto, Araguaína, Araguatins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Paraíso e Porto Nacional.

Sobre o Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Os cursos têm duração mínima de 160 horas e são ofertados em instituições de reconhecida qualidade no ensino técnico e tecnológico. A oferta é gratuita e os beneficiários recebem alimentação, transporte, uma bolsa e todos os materiais escolares. Atualmente, doze ministérios aderem ao programa. (Ascom Setas)