Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Márcio Vieira Secretário de Segurança e o superintendente da Polícia Comunitária da PM explicam como os equipamentos vão fortalecer o combate às drogas Secretário de Segurança e o superintendente da Polícia Comunitária da PM explicam como os equipamentos vão fortalecer o combate às drogas

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) recebe, nesta quinta-feira, 3, um micro-ônibus de videomonitoramento, além de 19 câmeras de videomonitoramento fixas, duas viaturas sedam, duas motocicletas, 50 pistolas de condutividade elétrica e 150 espargidores de pimenta. A entrega dos equipamentos, que fazem parte do programa “Crack - É Possível Vencer”, do governo federal, será realizada a partir das 15h, no Palácio Araguaia, em Palmas, pela secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki.

Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, José Eliú de Andrada Jurubeba, o Estado aderiu ao programa - voltado para cidades com mais de 200 mil habitantes - ainda em agosto de 2013. “É um termo de convênio celebrado entre a União, através do Ministério da Justiça, o Estado e o município de Palmas para fortalecer o combate às drogas e outros crimes que possam ser combatidos através desse videomonitoramento e a base móvel, que conta com equipamentos de última geração. A previsão é que tudo esteja totalmente instalado até o final de abril”, garantiu.

O secretário informou ainda que, inicialmente, o videomonitoramento vai contemplar a região de Taquaralto, na Avenida Tocantins, além dos Aurenys e também o setor Santa Fé, e que  as pessoas que vão atuar nesse trabalho já foram capacitadas. “Já foram treinados 40 profissionais, entre policiais civis, militares, bombeiros e guardas metropolitanos, que vão dar a resposta nesse trabalho de combate à violência e as drogas de uma forma geral”, disse.

Segundo o superintendente da Polícia Comunitária da Polícia Militar, Coronel Jefferson Fernandes Gadelha, a entrega dos equipamentos vai garantir o desenvolvimento de um dos eixos desse trabalho, e irá somar no combate às drogas. “Há uma transversalidade de todas as ações, tanto da saúde, educação, assistência, esporte, juventude, pois é uma preocupação de todas as esferas, mas com relação ao eixo da Autoridade, que está sob a responsabilidade dos órgãos da segurança pública, nosso papel é dar suporte e assistência à saúde e fazer a repressão qualificada, assistindo às equipes que estão na rua e retirar do seio da sociedade os traficantes, não só de crack, mas de qualquer substância entorpecente”, comentou

Outro eixo do programa “Crack - É possível vencer” está relacionado à prevenção do uso, ao tratamento e à reinserção social de usuários,  e já está em desenvolvimento no Estado, por meio de representantes da Secretaria de Saúde, da própria Policia Militar (PM), através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Secretaria Estadual de Defesa Social (Seds) e do Município de Palmas.

 Segundo a diretora de ações sobre drogas da Defesa Social (Seds) e presidente do comitê gestor do programa no Estado, Magda Valadares, várias ações serão desenvolvidas. “A Secretaria Estadual de Saúde vai aumentar leitos no Hospital Geral de Palmas [HGP]; será criado consultório de rua e uma unidade de acolhimento, ambos de responsabilidade do município; e a Defesa Social vai atuar no eixo de prevenção, articulando as ações de prevenção, com cursos e capacitações”, explicou.

Segunda etapa

Palmas recebe, a partir de julho deste ano, na segunda etapa do programa “Crack: É Possível Vencer”. Serão mais um micro-ônibus de videomonitoramento, além de outras 19 câmeras de videomonitoramento fixas, duas viaturas sedam, duas motocicletas, pistolas de condutividade elétrica e espargidores de pimenta. Outros 40 profissionais serão treinados para atuarem com os equipamentos, que irão atender toda a região norte da capital. Ao todo os investimentos totalizam R$ 3,9 milhões somente no eixo Autoridade.