Polí­tica

Foto: Divulgação

Está marcada para esta terça-feira, 8 de abril, às 10h, no plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, em Brasília, a realização de Sessão Solene em homenagem póstuma ao senador tocantinense, João Ribeiro, falecido em dezembro de 2013. A solenidade é oriunda do requerimento 9366/2014, de autoria do deputado federal César Halum (PRB-TO). Na oportunidade e também por indicação de Halum, os familiares do ex-senador receberão a maior comenda do legislativo brasileiro, a Medalha Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados.

Tal honraria é entregue uma vez por ano, normalmente no mês de novembro ou dezembro, entretanto uma força tarefa da bancada do PRB do Congresso, liderada por César Halum, conseguiu a aprovação do presidente Henrique Eduardo Alves, para que seja aberta essa exceção.

“É uma homenagem mais que merecida aos anos de contribuição que João Ribeiro deu para a democracia e para a política brasileira. É o reconhecimento a um político que lutou pelas causas do povo tocantinense e realizou um serviço de grande relevância para a sociedade. A sessão tem o objetivo de mostrar a admiração do Poder Legislativo pelo seu trabalho enquanto parlamentar”, enfatizou César Halum.

Foram convidados para a Sessão os familiares de João Ribeiro, bem como autoridades federais, estaduais e municipais. Já confirmaram presença o ministro do Trabalho, César Borges, a ministra dos Direitos Humanos, Ideli Salvatti, bem como toda a bancada federal tocantinense. A grande expectativa gira em torno da possível presença do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, um grande amigo do senador. Estará presente no evento o ex-governador do Tocantins Siqueira Campos e o atual, Sandoval Cardoso.

 “João Ribeiro era um guerreiro que, ao longo de sua trajetória, conquistou a admiração dos brasileiros e por isso conquistou grandes amigos e deixou um legado formidável a todos nós. O convite para essa momento histórico se estende a todo o país e principalmente aos tocantinenses”, pontuou César Halum, autor da Sessão.

Com pronunciamentos, homenagens e a apresentação do coral do Senado Federal, a Sessão Solene será transmitida ao vivo pela TV e Rádio Câmara, e para o Tocantins pela RedeSat.