Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O plenário da Câmara dos Deputados foi tomado por familiares, amigos e admiradores do senador João Ribeiro nesta terça-feira (8). A sessão solene foi proposta do deputado republicano César Halum (PRB/TO) que ressaltou a importância do político para o Estado de Tocantins. “João Ribeiro está em cada pedaço de nosso Estado, em cada ação que hoje recordamos de seus feitos e agora queremos fazer jus a esse legado formidável deixado a todos nós. Em minha vida pública, procurei absorver todas as virtudes que aprendi com ele, e a principal foi que além do valor moral e ético, devemos destacar em nós a lealdade”.

Com a presença de todos os possíveis candidatos ao Governo, Halum mencionou que essa união entre oposição e situação, mostra a força que João Ribeiro tinha de agregar pessoas ao seu grupo e o respeito por ele conquistado em sua trajetória. “O João Ribeiro é maior que todas as discussões e desentendimentos que o Estado enfrenta hoje. Se todos nós fossemos sensatos, poderíamos nos unir e construirmos juntos um projeto coletivo para o Tocantins”, disse o deputado.

O governador Sandoval Cardoso destacou o legado de ações deixado para a história do Tocantins. “Um homem de vários nomes e vários apelidos, o ‘João do Povo’, o ‘João das Creches’, o ‘João da Ótica’ nunca fechou as portas e sempre respeitou o ser humano. Só ele para reunir todas as cores partidárias nesta homenagem. Seu exemplo deve ficar vivo nas nossas memórias”, afirmou.

O ministro dos Transportes, César Borges, destacou a lealdade do senador João Ribeiro como uma das principais virtudes que nortearam sua vida pública. “João Ribeiro foi um político responsável e comprometido com a população que representava. Tenho uma profunda admiração pela lealdade que ele sempre teve aos amigos e pelo modo simples e humilde de viver”, disse.

A viúva do homenageado, Cinthia Ribeiro, se emocionou ao lembrar os momentos que passou com João Ribeiro, e afirmou ter tido o privilegio de ter vivido durante 13 anos com o senador. “João deixa não só um legado político, mas também o de um ser humano extraordinário. O que mais sinto falta é da cumplicidade, pois me faz muita falta o meu líder, o meu orientador, companheiro e amigo. Ele me ensinou muito, e espero honra-lo, onde quer que ele esteja”.

“Ser humano de inúmeras qualidades e um político como poucos. Fez política suprapartidária e deixa um legado muito representativo para o Estado do Tocantins. Temos a obrigação de dar continuidade ao trabalho iniciado pelo senador”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins, Roberto Pires.

Representando a prefeitura de Palmas, o secretário Tiago Andrino parabenizou a iniciativa de César Halum. “O deputado vem cumprindo um papel extraordinário na Câmara. Essa sessão retrata a história de um vencedor que lembra muito a história do ex-presidente José Alencar. São homens que dedicaram suas vidas à causa pública e merecem todas as homenagens”.