Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A extensão da duplicação da BR-153, a construção da BR-500 (travessia da Ilha do Bananal) e a Ferrovia Norte-Sul  foram a pauta da audiência que o governador interino, Sandoval Cardoso (SD), teve com o ministro César Borges, dos Transportes. A reunião foi realizada na tarde desta terça-feira, 8, em Brasília. Sandoval Cardoso pediu ao ministro que a duplicação da BR-153 -  licitada para o setor privado no dia 24 de março para o trecho Anápolis (GO) / Aliança(TO) -  seja estendida  até Paraíso do Tocantins/Palmas, uma vez que o Estado fez a concessão da TO-080 para a União. 

“O ministro entendeu a importância do nosso pedido e garantiu edital de licitação para a duplicação deste trecho [Aliança/Paraíso/Palmas). O primeiro trecho foi licitado para o setor privado construir, enquanto este segundo, que beneficiará o Tocantins ainda mais, será feito com recursos do governo federal”, explicou o governador, informando que o ministro garantiu o edital de licitação para o mês de maio.

O governador Sandoval Cardoso, que estava acompanhado na audiência pelo senador Vicentinho Alves, pelos deputados estaduais José Geraldo de Melo Oliveira e Luana Ribeiro, e pelo prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, comemora a decisão do ministro César Borges. Segundo ele, a medida "atende uma necessidade de desenvolvimento e maior segurança para quem trafega na BR-163, principalmente para o escoamento da produção do setor agropecuário tocantinense”.

Outra boa notícia, segundo o governador, é sobre a Ferrovia Norte-Sul. “O Ministro me garantiu que a Ferrovia Norte-Sul  entrará em operação ainda este ano, levando cargas até a cidade de Anápolis [GO]. Isso representa um avanço para o desenvolvimento da nossa economia", enfatizou.

Sobre a travessia da Ilha do Bananal, Sandoval Cardoso deu total apoio ao deputado federal Baiano Filho (PMDB/MT) que também estava na reunião com o ministro dos Transportes e solicitou prioridade na construção da rodovia, a BR-500. “Uma obra muito importante não só para o Tocantins, assim como para o Mato Grosso, pois propicia desenvolvimento”, afirmou o governador.

Homenagem póstuma

Pela manhã, Sandoval Cardoso prestigiou a sessão solene de homenagem póstuma ao senador João Ribeiro, realizada na Câmara Federal. Ele destacou o legado de ações deixado para a história do Tocantins. “Um homem de vários nomes e vários apelidos, o ‘João do Povo’, o ‘João das Creches’, o ‘João da Ótica’ nunca fechou as portas e sempre respeitou o ser humano. Só ele para reunir todas as cores partidárias nesta homenagem. Seu exemplo deve ficar vivo nas nossas memórias”, afirmou.