Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Empregos e Serviços

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

À Assembleia Legislativa realizou na manhã desta quinta-feira, dia 10, sessão solene em homenagem ao Dia do Jornalista, comemorado no dia 7 de abril. Além dos parlamentares, o evento reuniu profissionais de Comunicação de todo o Estado, amigos e familiares dos homenageados, Luis Pires, Superintendente da Secretaria de Comunicação do Estado e o jornalista Salomão Wenceslau, fundador e editor-chefe de “O Jornal”, que faleceu no ano passado.

Ao agradecer o reconhecimento, Luis Pires que é um dos jornalistas pioneiros do Estado destacou a necessidade de resgatar a história do Estado e sua memória. “Quero fazer esse apelo que é tão importante quanto o respeito aos jornalistas, vamos fazer um bom arquivo do trabalho jornalístico por meio de fotos e vídeos, para que nosso trabalho não seja esquecido e sirva para as gerações futuras”, enfatizou o homenageado.

A sessão foi aberta pelo presidente em exercício da Casa, deputado Osires Damaso (DEM), que após destacar a importância da profissão para a sociedade repassou a presidência para a deputada Solange Duailibe (Solidariedade), que também é jornalista.

Em seu discurso a parlamentar chamou a atenção de toda a sociedade para a necessidade de valorização do profissional jornalista e da importância da liberdade de imprensa e regulamentação do diploma, direito retirado dos jornalistas pelo Supremo Tribunal Federal considerado por ela de “duro golpe a tão atacada estabilidade profissional conseguida no final da década de 60”.

Solange Duailibe ainda ressaltou a sua tentativa de regulamentar cargos no Poder Legislativo, para o exercício da função de jornalista nos gabinetes. “É justo que se reconheça o quanto a sociedade deve a esse profissional. Muito mais do que um mero reprodutor de notícias, o jornalista é, acima de tudo, um transformador social. Um verdadeiro agente que interfere de forma direta, na edificação de uma sociedade mais justa, educada e democrática”, frisou a deputada.

Representando os jornalistas tocantinenses a presidente do Sindjor, Socorro Loureiro fez uso da palavra e agradeceu o reconhecimento ao trabalho da categoria ao destacar a relevância dos profissionais na divulgação das ações parlamentares.

A presidente do Sindjor também comentou que a Assembleia tem sido importante aliada nas causas trabalhistas ao apoiar suas reivindicações. Uma das conquistas mencionadas pela presidente foi a recriação de cargos de assessor de comunicação nos quadros do Poder Executivo, porém, aproveitou a oportunidade para solicitar a inclusão de uma programação de jornalismo na TV Assembleia, a recriação da Diretoria de Área de Comunicação desta Casa de Leis e a aprovação do requerimento da deputada Solange Duailibe, reapresentado recentemente com a proposta de criação de cargos de assessor de comunicação nos gabinetes parlamentares.

Participaram também do evento os deputados Eli Borges (PMDB), Josi Nunes (PMDB), Ricardo Ayres (PSB), o deputado federal Júnior Coimbra (PMDB), a procuradora-geral de Justiça, Vera Nilva, o vice-presidente da Abrajet Nacional, Belmiro Gregório, o superintendente da ATN, Daniel Machado e a diretora de Comunicação Social do Tribunal de Justiça, Vanusa Bastos. (Maisa Medeiros).