Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Divulgação

A quadra de esportes da Escola Municipal de Tempo Integral Pe. Josimo Tavares foi o palco da abertura oficial da 10ª edição dos Jogos Escolares de Palmas 2014, na tarde desta última terça-feira, 15. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Fundesportes).

O prefeito Carlos Amastha, acompanhado da secretária da Educação, Berenice Barbosa, e autoridades presentes, declarou abertas as competições dos Jogos Escolares de Palmas, incentivando os alunos a cultivar o espírito esportivo. “Levem a sério a competição, façam o melhor e busquem sempre a vitória”, disse o prefeito. A secretária da Educação, Berenice Barbosa, falou da alegria em participar do evento. “Estou muito feliz por realizar a primeira grande abertura dos jogos escolares dessa gestão, pois sabemos o quanto essa competição é importante para nossos alunos”.

Para o aluno-atleta de futsal, Laurindo Aires, da Escola Municipal Henrique Talone, participar da competição, além de realizar um sonho, será uma experiência que levará para a vida toda. “Esta é uma oportunidade a mais que temos para fazer novos amigos, além de buscar o nosso objetivo principal, que é o de sairmos vitoriosos da competição” afirmou.

A abertura do evento foi marcada pelo desfile das delegações, execução do Hino Nacional, juramento dos atletas e a entrada da tocha olímpica conduzida por alunos da ETI Pe. Josimo Tavares. Após o acendimento da pira olímpica, o público presente pôde assistir a uma apresentação cultural dos alunos da ETI Pe. Josimo.

Participam desta edição da competição, 43 escolas da capital, sendo 28 municipais, seis estaduais, oito particulares e um do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), que disputarão as seguintes modalidades: Atletismo, Badminton, Basquetebol, Beach Soccer, Futsal, Futebol Sete Society, Handebol, Ginástica Rítmica, Judô, Karatê, Minimaratona, Natação, Tênis, Tênis de mesa, tiro com arco, voleibol, vôlei de praia, xadrez, ciclismo, além dos jogos adaptados para alunos portadores de necessidades especiais. A competição destina-se a adolescentes com idade entre 12 e 14 anos das redes pública e particular da capital.

Os Jogos Escolares de Palmas 2014 contam como etapa seletiva do município de Palmas para a etapa final dos Jogos Escolares do Tocantins 2014, onde serão selecionadas as equipes/alunos-atletas para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude.

Participaram também da solenidade, o secretário Estadual de Esportes e Lazer Rodolfo Botelho, representando o governador do Estado, o presidente da Fundesporte, ten. Cleyton Alen, o presidente da Câmara Municipal, Major Negreiros, o secretário de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, Claudemir Portugal, dentre outras autoridades.

Primeiros jogos

As primeiras competições da edição 2014 dos Jogos Escolares de Palmas 2014 acontecem nesta quarta-feira, 16, com as modalidades de Xadrez e Tênis de Mesa. Os jogos acontecem a partir das 8 horas no Colégio Ulbra, localizado na Avenida JK.