Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Praça Rio do Sono

Praça Rio do Sono Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Praça Rio do Sono Praça Rio do Sono

Segue em ritmo intenso a construção das Praças Ecológicas de Rio Sono e Santa Maria do Tocantins. O trabalho começou simultaneamente em março deste ano. A iniciativa e do grupo Amigos do Meio Ambiente (AMA), com apoio das prefeituras dos municípios e parceria da Coapa – Cooperativas Agroindustrial do Tocantins, que cede as mudas para arborização dos futuros espaços públicos.

A cooperativa já entregou quase 150 mudas de espécies como palmeira ipê, jatobá, palmeiras, caju, ninho e manga e oiti.

A Praça Ecológica de Rio Sono tem previsão de ser inaugurada no aniversário da cidade, dia 10 de maio. Já a de Santa Maria deve ser entregue também na festa de aniversário do município, dia 10 de junho. As informações foram repassadas pelo fundador e presidente do grupo Amigos do Meio Ambiente (AMA), professor Fabricio Rocha, que também coordena as construções.

Já a Praça de Pedro Afonso, embora iniciada em setembro de 2010, aguarda data ainda indefinida para o término do aterro e do esgoto para finalizar a segunda parte da obra e, assim, ser definitivamente inaugurada.

“Graças ao empenho dos prefeitos, dos nossos colaboradores e do importante apoio da Coapa é que o projeto pode se materializar”, explica o professor Fabricio Rocha.

Para o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, a parceria com o grupo Amigos do Meio Ambiente mostra a responsabilidade socioambiental da cooperativa. “Sempre apoiaremos iniciativas que tragam benefícios para as comunidades dos municípios onde a Coapa atua. O AMA é um grande parceiro e vamos continuar realizando importantes ações em conjunto”, disse Khouri.

Parceria forte

A parceria da Coapa com o grupo Amigos do Meio Ambiente teve início em setembro de 2013, no Dia C, quando a cooperativa 64 cedeu mudas de árvores de espécies nativas e seus colaboradores, juntamente com as crianças do projeto, as plantaram em áreas dos municípios de Tupirama, Bom Jesus do Tocantins e Pedro Afonso.

A cooperativa também auxiliará na instalação e vai dar suporte técnico para implantação de um viveiro de mudas, ainda neste ano, na Praça Ecológica de Pedro Afonso. A intenção é produzir mudas para recuperar áreas degradadas e ajudar na arborização dos municípios da região.

Além do apoio para implantação do viveiro, a agente de desenvolvimento humano da Coapa, Maria Silvana Ramos, com longa experiência na criação de associações de produtores e comunitárias, se comprometeu a ajudar na formalização do grupo Amigos do Meio Ambiente. De posse de uma identidade jurídica, o projeto poderá realizar convênios com entidades públicas e privadas e receber recursos financeiros para custear seus gastos. (Ascom Coapa)