Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Alunos-atletas do Tocantins participam nesta quarta-feira, 23, da abertura da etapa regional dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets). Dianópolis e Arraias fazem parte da primeira região a sediar a competição, que chega este ano à 24ª edição. A solenidade de abertura dos jogos está marcada para às 19h, em Dianópolis. As provas serão realizadas entre os dias 24 e 27 de abril.

A expectativa da Coordenadoria de Desporto Escolar da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), é que o total de alunos-atletas inscritos supere os 120 mil de 2013, quando 705 equipes de 133 municípios disputaram as provas.

Os alunos-atletas de toda a rede estadual de ensino chegam aos Jets com a missão de se manterem no topo do ranking-geral dos Jogos. No ano passado, os estudantes de escolas estaduais conquistaram 68 medalhas de ouro nas categorias 12 a 14 anos e 15 a 17; ou seja, 41 a mais que a rede particular, 44 a mais do que a municipal e 65 a mais do que a federal (que só disputa a categoria 15 a 17 anos).

Expectativa

Atual campeão no peso Ligeiro Sub-18 (- 55 kg) dos Jets no Judô, Mayons Brito, aluno-atleta de 17 anos do Centro de Ensino Médio Tiradentes, vai defender o título e disse estar ansioso pelo início da competição. “Espero vencer novamente”, afirmou o atleta, frisando a importância de se incentivar a prática de esportes nas escolas. “Se não fosse por isto, eu não teria conquistado o que já conquistei e não estaria onde estou. Além disto, eu acredito que o esporte é um salvador de crianças carentes; ele torna os praticantes pessoas mais dedicadas, respeitosas e educadas, e isto ajuda muito na escola e na vida”, afirmou o primeiro judoca tocantinense a conquistar uma vaga na base da Seleção Brasileira de Judô.

Quem também defende o título de melhor do estado, no Ciclismo, é Beatriz Nazeozeno, aluna-atleta do Colégio Positivo de Gurupi, conveniado com a rede estadual de ensino tocantinense. Além de dois ouros nas provas Contrarrelógio e Circuito dos Jets, Bia conquistou, ainda, a inédita medalha de ouro para o Tocantins na Prova por Pontos do Ciclismo nos JEJ de 2013, feitos que pretende ampliar a partir da atual edição dos Jets. “Eu tenho me preparando bastante para me manter forte; por isto, tenho participado de competições aqui no Tocantins, onde fui campeã de Mountain-Bike e de Speed, e até no Maranhão, onde fui vice-campeã. Quero vencer as três provas dos Jets e também dos Jogos Nacionais; o meu objetivo é ganhar o ouro em tudo”, afirma a ciclista.

Etapas e modalidades

Os Jets são disputados em quatro etapas eliminatórias. A primeira é chamada de Jogos Internos, realizada pelas unidades escolares participantes, definindo os representantes destas. A segunda, os Jogos Municipais, de responsabilidade dos próprios municípios, selecionou os alunos-atletas e as equipes que representarão cada cidade do Tocantins na etapas regional e final dos Jets.

Fazem parte das três primeiras etapas as modalidades atletismo, badminton, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e do xadrez. Na última etapa, além destas modalidades, ainda ocorrem disputas do Ciclismo, do Basquetebol, da Ginástica Rítmica, do Judô e da Natação.

Este ano, também será realizada a primeira edição dos Jogos Estudantis Paraesportivos do Tocantins (Parajets), competição esportiva estudantil voltada aos estudantes portadores de necessidades especiais.

Calendário de jogos

Municípios participantes

Datas dos jogos da etapa regional

Cidade-sede dos confrontos

Arraias e Dianópolis

23 a 27 de abril

Dianópolis

Gurupi

30 de abril a 4 de maio

Gurupi

Colinas e Guaraí

30 de abril a 4 de maio

Guaraí

Miracema, Novo Acordo e Pedro Afonso

7 a 11 de maio

Miracema

Araguaína

14 a 18 de maio

Araguaína

Paraíso

14 a 18 de maio

Paraíso

Araguatins

21 a 25 de maio

Araguatins

Palmas

21 a 25 de maio

Palmas

Tocantinópolis

21 a 25 de maio

Tocantinópolis

Porto Nacional

28 de maio a 6 de junho

Porto Nacional

Municípios participantes

Datas dos jogos da etapa final estadual

Cidade-sede dos confrontos

Todas as classificadas na etapa Regional

13 a 15 de junho (modalidades individuais) e de 18 a 22 de junho (coletivas)

Palmas

*Todas as datas e locais são os mesmos para os Jogos Estudantis Paraesportivos do Tocantins (Parajets).

(Ascom Seduc)