Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Por meio de projetos de lei de autoria da deputada estadual Josi Nunes(PMDB) foram entregues na manhã desta quinta-feira, 24, os títulos de cidadão tocantinenses ao jornalista Zacarias Martins, ao ginecologista e obstetra Eduardo Henrique Vital Godinho, ao escritor Moura Lima e a biofarmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes.

A solenidade aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa. Na ocasião, Maria da Penha, responsável direta pela edição da Lei que leva seu nome,  não esteve presente, mas enviou um representante.

Confira os perfis:

Zacarias Martins

Zacarias Gomes Martins nasceu em 23 de julho de 1957. Escritor premiado nacionalmente, poeta, cronista, ativista cultural e jornalista profissional com formação pelo Centro Universitário Unirg e de atuação destacada, Zacarias Gomes Martins tem publicado seis livros de poesias: Transas do Coração (1978), O Poeta de Belém (1979), Poetar (1980), O Profeta da Felicidade (1984) Vox Versus (1986) e Pinga-Fogo (2004). Em 2008, publicou o seu primeiro livro de crônicas "Histórias da História de Gurupi", livro indicado por duas vezes para o vestibular do Centro Universitário Unirg. Participa com trabalhos em várias antologias literárias no Brasil e no exterior.

Eduardo Godinho

Filho de João Oliveira Godinho, Coronel ex-Comandante  do Corpo de Bombeiros Estado de Goiás, Eduardo Henrique Vital Godinho é formado em Medicina pela Universidade de Nova Iguaçu, RJ. Especializado em Clinica Medica, UNIRIO, RJ. Especializado em Ginecologia e Obstetricia UFMS, MS. Sub Especialidade em Transplante Capilar, EUA. Sub Especialidade Reprodução Humana, DF. Sub Especialidade Cancerologia Pelvica, UFMS, MS. Professor de medicina legal da UFT e vice presidente da comissão de insalubridade do estado Tocantins.

Moura Lima

Natural de Itaberaí(GO), Jorge Lima de Moura  é considerado um grande ficcionista. Escritor respeitado, Moura Lima é autor do primeiro romance do Estado do Tocantins (Serra dos Pilões – Jagunços e Tropeiros), publicado em 1995. O escritor é também conhecido por outras obras regionalista como Solidões do Araguaia, romance inédito; Veredão – Contos Regionais e Folclóricos ,O Caminho das Tropas , Mucunã – Contos e Lendas do Sertão ; Chão das Carabinas - Coronéis, Peões e Boiadas e Negro d’Água – Mitos e Lendas do Tocantins.

Maria da Penha

Cearense de Fortaleza, Maria da Penha é farmacêutica bioquímica pela Universidade Federal do Ceará, com Mestrado em Parasitologia em Análises Clinicas, pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, Presidenta do Instituto Maria da Penha, aposentada.Em maio de 1983 Maria da Penha foi vitimada por seu então marido, Marco Antonio Heredia Viveros com um tiro nas costas enquanto dormia, que a deixou paraplégica. Sua luta contra a violência doméstica contra a mulher deu origem ao  projeto de lei  que  após  aprovado por unanimidade  na Câmara e no Senado Federal   em 07 de agosto de 2006 , foi transformado como  Lei Federal 11340 - Lei Maria da Penha.