Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foi divulgado o resultado final das eleições do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) para o quadriênio 2014-2018. A maioria dos filiados votantes escolheu a Chapa 01 e Cleiton Pinheiro como presidente do sindicato por mais 04 anos. A Comissão Eleitoral responsável por coordenar as eleições do Sisepe concluiu a apuração de todas as urnas no início da noite desta segunda-feira, 28, e pela contagem de votos, o candidato da Chapa 01, venceu com 1.123 votos. Wiston Gomes, da Chapa 02, obteve 988 dos votos.

As eleições do Sisepe aconteceram no último domingo, dia 27, das 8h às 17 horas em Palmas e nas sedes regionais do Sisepe em Taguatinga, Porto Nacional, Araguaína e Gurupi. A eleição definiu os componentes da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal.

Mais de 7 mil filiados estavam aptos a votar. O dia de votação foi todo acompanhado por profissionais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) que se deslocaram para as 05 cidades do Estado e ficaram responsáveis pelo transporte das urnas eletrônicas e pelo apoio técnico aos mesários. Para garantir a ordem e a segurança dos locais de votação, o Sindicato também contou com o apoio da Polícia Militar, em todos os locais de votação.

A votação aconteceu de forma tranquila durante todo o dia e os filiados cujo nome não constava na lista de aptos e que comprovaram a filiação, puderam votar em separado, em cédulas guardadas em envelope pardo. Nesses casos, o voto em envelope pardo é garantido pelo Estatuto do Sisepe, conforme o artigo 65.

O dia de votação também foi acompanhado por dirigentes da Confederação Nacional dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) e da Federação Interestadual dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais (FESEMPRE), entidades nacionais representativas dos servidores públicos. 

Eleições no Interior

Uma empresa especializada em segurança privada fez o transporte das urnas de lona e de todos os documentos das eleições das sedes regionais até Palmas. O material foi entregue ao presidente da Comissão Eleitoral, Márcio Lins, por volta das 8h30 desta segunda-feira, 28 e a entrega foi acompanhada por uma equipe de vídeo.

Após receber o material das regionais, a Comissão Eleitoral deu prosseguimento à apuração que se estendeu até às 18 horas desta segunda-feira, contando apenas com intervalo de 1 hora para almoço. A apuração foi acompanhada pelos candidatos majoritários de cada chapa como forma de dar ainda mais transparência à eleição. Ao final da apuração de cada local de votação, a Comissão publicava um edital com o resultado oficial no site do Sisepe. 

Nova Gestão

Para o quadriênio 2014-2018, o candidato vencedor, Cleiton Pinheiro, trouxe como principais propostas: 1) pagamento das progressões atrasadas e cumprimento de todos os acordos firmados com o Governo e com as Prefeituras Municipais; 2) a jornada de 06 horas corridas, em definitivo, para os servidores do Estado; 3) a luta pelo realinhamento das tabelas financeiras para o Quadro Geral do Estado, a exemplo do que foi feito para a Polícia Civil e outras categorias; 4) auxílio-alimentação para os servidores do Quadro Geral; 5) a criação do Conselho de Administração e Fiscal do Plansaúde, gerido por servidores públicos concursados; 6) a continuidade da descentralização do atendimento do Sindicato, com a criação de pelo menos mais 03 sedes regionais no interior do Estado; 7) a responsabilização dos culpados no rombo do Igeprev, com a devolução do dinheiro mal aplicado e a mudança da legislação do Instituto, colocando na gestão apenas servidores públicos concursados; e 8) investimentos como a construção do clube social de Palmas e clubes nas sedes do interior.

“Quero agradecer a participação dos mais de 2 mil filiados que saíram de suas casas e compareceram às eleições do Sisepe, exercendo a verdadeira democracia. Foi uma eleição difícil, mas entendo que todos ganharam, uma vez que, quando há uma disputa entre duas chapas, isso traz amadurecimento para a categoria, pois ela pode exercer livremente o direito de escolher o seu candidato. A categoria entendeu que a proposta apresentada por mim foi a melhor e foi por isso que fui reeleito. Ao receber o resultado da eleição, faço o compromisso de jamais trair a confiança e o voto da categoria que acreditou em mim. Trabalharei o mandato inteiro em defesa da classe”, pontou o presidente reeleito, Cleiton Pinheiro.

A posse da nova diretoria está marcada para o dia 1º de junho.

Perfil do Presidente Eleito

Cleiton Lima Pinheiro tem 40 anos, é casado com Elane Pinheiro e pai de Mariana e Thaylla Isabela. Assumiu o Sisepe em 2007, com o propósito de garantir para a categoria os direitos estabelecidos em lei e buscar junto à Administração Pública, garantias de novos direitos e benefícios, como a aplicação do PCCR, a revisão do Estatuto, a concessão de vale-transporte, a paridade do Igeprev e a estabilidade na carreira. Em 02 de janeiro de 1989, começou sua careira pública, na época aos 15 anos de idade como Office boy no Governo do Estado. Em 2000, foi aprovado em concurso público, tornando-se servidor efetivo da Secretaria da Administração do Estado do Tocantins (SECAD). Chegou a ser notadamente reconhecido como o melhor representante de classe, mesmo antes de assumir a presidência do Sisepe. Além do Sisepe, Pinheiro é presidente da Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST-TO) e vice-presidente da Federação Interestadual dos Servidores Públicos Estaduais e Municipais (FESEMPRE). Também é presidente da Associação dos Servidores da Secretaria da Administração (ASSECAD), sendo que está em seu sexto mandato consecutivo.

Membros da Diretoria  e do Conselho Fiscal

Chapa 01 – Unidos em Defesa do Servidor

Número de votação na urna eletrônica: 11

Diretoria Executiva

Cleiton Pinheiro: Presidente

Milton Gomes: Vice-presidente

Clayrton Cleiber: Diretor geral

Rorilândio Nunes: Vice-diretor geral

Aguinaldo Olinto: Diretor Administrativo e Financeiro

Ivan Júnior: Vice-diretor administrativo e financeiro

Manoel Rodrigues Cunha Júnior: Diretor de Assuntos Jurídicos

Ironaldo Martin: Vice-diretor de Assuntos Jurídicos

Ana Maria Côrtes: Diretor de Comunicação e Relações Públicas

Liliane Morais: Vice-diretor de Comunicação e Relações Públicas

Luiz Carlos Benedito: Diretor de Assuntos Técnicos e Qualificação Profissional

Paulo Antônio Pereira: Vice-diretor de Assuntos Técnicos e Qualificação Profissional

Conselho Fiscal

Márcia Maria Alves Viana: Presidente

Domingos de Souza: Vice-presidente

Guilherme Sié: 1º Conselheiro Fiscal

Cleidson Pereira: 2º Conselheiro Fiscal

Cleuto Gonçalves: 3º Conselheiro Fiscal (Ascom Sisepe)