Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O governador interino Sandoval Cardoso (SD) teria oferecido a vaga de vice na sua chapa para indicação do Partido dos Trabalhadores, segundo confirmou uma fonte do partido nesta segunda-feira, 28. O PT já homologou na Convenção o nome do ex-prefeito de Porto Nacional, Paulo Mourão na última sexta-feira mas a indicação não seria consenso entre os prefeitos. A ausência de Mourão na convenção do partido aumentou ainda mais a resistência de uma ala do partido que acha que a legenda não deveria lançar nenhum nome na indireta.

 Dentre os seis prefeitos do partido alguns alegam que não foram ouvidos sobre a decisão do partido de lançar candidatura própria e pediram uma reunião com o presidente estadual da legenda, Julio Cesar Brasil para definir o assunto como revelou o prefeito de Riachinho, Fransergio ao Conexão Tocantins.“ Vamos nos reunir com o presidente mas na minha opinião o melhor caminho é tentar organizar o partido para entrar em consenso com os prefeitos. Acho que é o momento oportuno para negociar com o governo”, disse. O prefeito deixou claro que é  a favor do partido indicar o vice de Sandoval.

 Cautelosos, os gestores da legenda querem garantir a liberação de convênios e emendas para os municípios por isso seriam a favor de uma composição com o governo na indireta. Outro prefeito do partido, Assilon, de Arapoema disse que é preciso discutir com a legenda o assunto.

 O assunto divide os prefeitos. O prefeito Ezequiel de Couto Magalhães afirmou que os prefeitos precisam seguir as instâncias partidárias. “Temos que acompanhar o pensamento das lideranças e respeitar as instancias do partido. Eu vou seguir o comando do partido”, frisou. De Couto Magalhães, José Pequi avaliou que os gestores são prejudicados dependendo da maneira governo como vai se comportar institucionalmente. Porém, na opinião do gestor, o PT deve continuar com o nome de Mourão para a indireta.

 Presidente nega

 O presidente regional do partido, Julio Cesar Brasil disse ao Conexão Tocantins que desconhece algum convite do Solidariedade. “Não existe essa discussão no partido. Não fui consultado por ninguém do Solidariedade”, frisou. O presidente defendeu Mourão com relação à ausência na Convenção. “ Não é verdade que ele faltou, ele passou lá mais cedo e explicou que tinha que viajar. Na hora da convenção ele estava pegando o vôo”, explicou. Com relação á fala do prefeito de Riachinho, que defende que o PT indique o vice de Sandoval, o presidente frisou que o partido não vai recuar e irá até o fim na disputa na eleição indireta.

 O PT tem dois deputados na Assembleia: José Roberto Forzani e Amália Santana.

A eleição será no dia quatro de maio e já conta com vários candidatos homologados em convenções partidárias mas nenhum ainda inscrito.