Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Por meio da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Turismo da Assembleia Legislativa do Tocantins, foi realizada na manhã desta segunda-feira, 28, em Gurupi, uma Audiência Pública para debater os problemas da Saúde na região. O evento foi presidido pelo deputado Marcelo Lelis (PV), que preside a Comissão na Assembleia e atendeu solicitação via requerimento, da deputada Josi Nunes (PMDB).

Além de Lelis e Josi, também participou do evento o deputado Freire Junior (PV), vereadores do município, a vice-prefeita, Dolores Nunes, representantes do Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Sintras, CDL, servidores públicos ligados ao setor e membros da comunidade local. A Secretaria Estadual de Saúde não mandou nenhum representante.

Ao iniciar os trabalhos, Lelis lamentou a ausência da secretária de Estado Saúde, Vanda Paiva, que não compareceu e nem mandou representante. “Informamos aos senhores que a secretária de Saúde foi convidada para participar desta audiência, mas infelizmente não compareceu e nem mandou um representante, lamentamos a ausência da secretária, pois aqui ela teria a oportunidade de propor soluções para os problemas existentes na saúde de Gurupi e região”, frisou Lelis.

Nos debates, as reclamações mais frequentes abordadas por profissionais de Saúde (médicos), vereadores e a comunidade, foram a superlotação do hospital de referencia de Gurupi, que atende hoje 16 municípios da região, a precariedade das instalações do hospital, a falta de investimentos no setor, as más condições de trabalho dos profissionais e principalmente, o atraso nas obras do Hospital Geral de Gurupi, que já está com os recursos liberados, mas até o momento, as obras não tiveram início.

Encaminhamentos


Após os debates, ficou acordado, por sugestão do presidente da comissão, deputado Marcelo Lelis, que na sessão desta terça-feira, 29, dois Requerimentos serão apresentados, solicitando a convocação da secretária estadual de Saúde, Vanda Paiva e da superintendente da Caixa Econômica Federal no Tocantins, para que ambas, possam prestar esclarecimentos na Assembleia Legislativa sobre a paralização das obras do Hospital Geral de Gurupi, isso porque segundo informações,  os recursos já estão disponíveis, mas até o momento, as obras não começaram.  O Requerimento, inicialmente, deve ser assinado pelos deputados Marcelo Lelis, Freire Junior e Josi Nunes.