Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Cerca de 15 empresários de Palmas/TO, que atuam no segmento das flores, participam desde ontem (28) e seguem até esta quarta-feira, 30, do primeiro workshop de Flores, Mudas e Plantas Tropicais de Palmas, que acontece no Centro de Educação Empresarial do Sebrae. O objetivo é capacitar os empresários a fabricar arranjos estilizados para que possam agregar mais valor aos produtos.

Segundo o facilitador do curso, Paulo Yoshida, o segmento das flores vive um momento bastante pujante. “É fundamental que os empresários não apenas produzam as flores, mas que explorem com mais ênfase as atividades voltadas à decoração e ornamentação e dentro desse contexto, o workshop atende diretamente a esse público”, explicou Yoshida, acrescentando que é preciso agregar valor ao produto In natura e para tanto os participantes estão aprendendo novas técnicas de manejo com as flores e modelos estilizados de arranjos.

Para o produtor e artista Floral, Edison Miyahara, o curso tem contribuído bastante, já que o conteúdo do treinamento aborda as técnicas e cuidados básicos para o cultivo das flores, mostra as ferramentas e vasos adequados, os tipos de substratos e adubos, e a quantidade de luz necessária para manter as flores lindas.

Com uma propriedade de sete hectares, o empresário percebeu que poderia aumentar seu lucro montando arranjos para eventos de casamento, aniversário, enfeites de igrejas e assinaturas florais, que são clientes que o contratam para fornecer flores e arranjos semanalmente em suas residências. “Eu e minha esposa estamos muito satisfeito com os resultados da nossa empresa, já contratamos até um funcionário; trabalhar com flores é um prazer incalculável”, garantiu o artista floral.

Destaque

Foi através da beleza de seus arranjos que Edison Miyahara, foi estimulado por sua família e clientes a participar da Copa do Brasil de Arranjos Florais. Na etapa da Região Norte, o artista ficou em segundo lugar, colocação que o habilitou a participar da etapa nacional. Concorrendo com artistas florais de todo o país, os arranjos de Miyahara ficaram entre os dez melhores do Brasil.

“Também já fui premiado em Brasília e Holambra (SP). Existem muitas variedades de flores tropicais, mas as minhas preferidas para fabricação são: Bastão do Imperador, Alpinas e Reliconea, afinal a beleza e as formas especiais da flor colecionam vários admiradores por todo o mundo”, finalizou Miyahara. (Agência Sebrae)