Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação Mais de 150 famílias ocuparam a fazenda em Araguatins Mais de 150 famílias ocuparam a fazenda em Araguatins

Mais de 150 famílias do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra pertencente ao acampamento Carlos Mariguela no Estado do Tocantins, ocuparam, nesta manhã de quinta-feira dia 01/05/2014 a fazenda Novo Mundo situada no município de Araguatins. Segundo o movimento, o referido latifúndio se encontra em situação improdutiva e abandonada. Este latifúndio se encontra sob controle da família do Sr. Pedro Vilarino, a qual o movimento entente que oIncra, há mais de seis meses, já deveria ter iniciado processo de desapropriação para o assentamento das famílias sem terra.

A ação dos Trabalhadores/ras Sem Terra acampados, é uma resposta à morosidade do Incra. Os Sem Terra pretendem permanecer na área, enquanto o Incra iniciar e concluir o processo de desapropriação, implantando o assentamento. Segundo o movimento, nesta área é possível promover, assentar mais de 60 de famílias Sem Terra da região.

O acampamento Carlos Mariguela, instalado às margens da rodovia TO- 404, localizado entre a o municípios de Augustinópolis e Araguatins, onde, agora no mês de maio de 2014, completa um ano de instalação, e, segundo o MST, até o momento o Incra não apresentou uma solução concreta.

No entendimento do Movimento Sem Terra, o Incra tem apresentado nível de resistência no sentido de não viabilizar processo de desapropriação de áreas para reforma agrária na Região do Bico do Papagaio. O movimento entende que o órgão deveria ser mais ágil e eficiente. Principalmente por que nesta região existem muitos sem terra, e um grande número de latifúndios improdutivos e abandonados aonde pode ser possível realizar/promover criação de diversos assentamentos de reforma agrária. Para as lideranças do MST “a área pode ser destinada para reforma agrária, só depende do Incra” “Nós queremos a terra para produzir e viver”, salientou uma acampada do movimento, Adriana Neves. (Ascom MST)