Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Manoel Lima

Os Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) estão mobilizando milhares de alunos no Estado. Nesta semana, cerca de dois mil estudantes participam da etapa regional da 24ª edição dos JETs e da 1ª edição dos Jogos Estudantis Paraesportivos do Tocantins. Desde ontem, 1º, até o próximo domingo, 4, as competições são realizadas envolvendo escolas compreendidas pelas Diretorias Regionais de Gestão e Formação (DRGFs) de Gurupi, Guaraí e Colinas nas modalidades de futsal, volei, handebol, atletismo, xadrez, tênis de mesa e voleibol de praia.

O professor de Educação Física Claudemival Pereira dos Santos, conhecido como “Nenê”, da Escola Estadual Adelaide Francisco Soares, de Jaú do Tocantins, participa do JETs há oito anos. Para ele, o momento mais feliz foi quando alcançou o resultado de 3º lugar. “Participar do JETs é gratificante, e cada ano, renova a vontade de trabalhar mais para que estes jovens tenham mais conhecimento da vida e visão do futuro”, frisou o professor. Ele acredita que participar do JETs já é uma vantagem, independente do resultado, porque o aluno aprende com a interação com outras equipes.

Para o professor Jorge Luiz Rodrigues Mota Junyor, técnico de Desporto Educacional da DRGF de Gurupi, “as competições esportivas auxiliam os alunos a ter contato com colegas de outros municípios e a enfrentar novos desafios, como convivência nos alojamentos e com outras equipes”.

Estudantes

O estudante André Luiz Nazareth Regis, 17 anos, aluno do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Adelaide Francisco Pereira, reside numa fazenda a 22 quilômetros da cidade de Jaú do Tocantins. Ele participa do JETs pela primeira vez, no futsal, e está aproveitando a oportunidade para aprender com os colegas.

As estudantes Brena Santos Soares, 16 anos e Ana Carolina Maria Santos, 17 anos, ambas de Jaú do Tocantins, estão animadas com os jogos. Elas participam do futsal e do atletismo. Para elas, o esporte direciona os jovens para o estudo e para as coisas positivas da vida.

Jets

As etapas regionais do Jets e Parajets tiveram início no último dia 23 em Dianópolis. Nesta quarta-feira, 30, novas rodadas regionais tiveram início em Gurupi e em Guaraí, envolvendo ainda estudantes da DRGF de Colinas.

Nesta etapa, participam alunos de escolas públicas e privadas nas categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. Na próxima quarta-feira, 7, será a vez dos estudantes das regiões de Miracema, Novo Acordo e Pedro Afonso se enfrentarem nos jogos da etapa regional. Até o fim deste mês, etapas regionais serão realizadas em todo o Estado. A etapa estadual, quando participam os vencedores das etapas regionais, está prevista para junho, em Palmas. (Ascom Seduc)