Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de proporcionar qualidade de vida para as pessoas assistidas pelo Programa para Pessoas Deficientes e Idosos (PPDI), a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (Sedes) iniciou nesta semana medidas para promover a garantia desses direitos às pessoas com necessidades especiais, na perspectiva da convivência entre a família e a sociedade. 

A primeira pessoa a ser contemplada por este benefício foi o morador de Taquari, Joabe Rodrigues, que na tarde da última quarta-feira, 30, recebeu um andador entregue pela Diretoria de Proteção Especial. O equipamento proporcionou e ampliou logo de imediato as habilidades funcionais do jovem que consequentemente resgatou a sua independência e inclusão social.

Joabe Marcos Rodrigues, 21 anos, vítima de um acidente aos quatro anos, sofre com as sequelas. Debilitado, sem possibilidade de movimentar-se, vivia acamado e recebia cuidados de sua mãe, Tereza Rodrigues, 52 anos, que também é paralítica e com o atendimento realizado pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) teve melhorias de vida assegurada com a doação mensal de cestas básicas, Kit de higiene e outros produtos necessários para a sua inclusão social.

Na ocasião, a diretora de Proteção Especial, Telma Correia de Oliveira, que representava a secretária da Sedes, Maria Luíza, destacou a importância de essas famílias estarem dentro do programa PPDI.  “Foi emocionante ver aquele jovem dar seus primeiros passos e caminhar sozinho, apenas com o auxilio do equipamento. É nossa obrigação tomar as medidas de caráter legal, social, educacional, trabalhista, ou de qualquer outra natureza, que sejam necessárias para eliminar a discriminação contra as pessoas com deficiência e proporcionar a sua plena integração à sociedade,” destacou. (Secom Palmas)