Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar, assinou nesta sexta-feira, 2, a autorização para processo seletivo para formação de novas turmas no Colégio Estadual Agrícola Dr. José de Souza Porto, em Pedro Afonso, a 304 Km de Palmas. O edital ainda será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e deve trazer a disponibilização de 120 vagas.

Os cursos oferecidos na escola são o de Técnico em Agropecuária e Técnico em Açúcar e Álcool. A previsão é que o início das aulas seja no segundo semestre deste ano. “É uma oferta importante porque os cursos estão relacionados ao potencial econômico da região”, disse a secretária. Agora, uma comissão vai elaborar o edital de seleção.

Para a diretora do Colégio, Luzia Freire, a abertura de novas vagas vem ao encontro das expectativas no município e na região, já que os cursos são bastante procurados.

IFTO

A área do Colégio Estadual Agrícola Dr. José de Souza Porto está sendo doada pelo governo do Estado ao Instituto Federal do Tocantins (IFTO) para implantação de um campus no município. Com a cessão, estudantes de toda a região centro-oeste do Estado serão beneficiados.

 A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) deu parecer favorável à solicitação do IFTO para cessão da área com a garantia de que os estudantes da rede estadual matriculados no Colégio Agrícola sejam atendidos pela instituição e concluam os cursos já iniciados. Atualmente o colégio atende 240 alunos em nove turmas.

 O processo de doação vem fortalecer o ensino técnico na região beneficiando os estudantes das redes estadual e municipal.

Doação

O projeto de lei nº 9, de 10 de abril deste ano, de autoria do Executivo, cede a área do Colégio Estadual Agrícola Dr. José de Souza Porto ao IFTO. Assinado pelo governador em exercício, Sandoval Cardoso, o projeto foi encaminhado à Assembleia Legislativa e aguarda aprovação dos deputados.