Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira, 05 de maio, é celebrado o “Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos”. Em Palmas, a data será marcada por várias ações promovidas pelo Conselho Regional de Farmácia (CRF-TO). O objetivo é conscientizar a população dos perigos da automedicação. O evento tem a parceria com o curso de Farmácia do Ceulp/Ulbra e acontece nos dias  05 e 06 de maio.

Nesta segunda à ação acontecerá a partir das 9h, em Taquaralto, e na terça-feira, 06, às 9h, na Assembleia Legislativa. Na oportunidade, farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia prestarão atendimento gratuito à comunidade, explicando sobre os riscos de hipertensão e diabetes, realizando testes de glicemia capilar e aferição de pressão.

Além disso, darão explicações sobre a importância do uso correto dos medicamentos e do acompanhamento de um profissional farmacêutico. As atividades contam com o patrocínio da Centrofarma Distribuidora Farmacêutica, Atons do Brasil Distribuidora de Produtos Hospitalares, LocEventos e Secretaria Municipal de Saúde.

“Esta é a primeira vez que fazemos esta ação, dessa grandeza, no Tocantins. Ao oferecer serviços gratuitos,nossa intenção é alertar a sociedade sobre os perigos da automedicação e promover a integração entre o profissional e a sociedade”, pondera a presidente do CRF-TO, Marttha Ramos.

Para a coordenadora do curso de Farmácia, Profª Grace Pelissari, “esse tema têm se tornado um assunto bastante debatido entre os profissionais da saúde e a própria comunidade. Assim ofereceremos dois dias de palestras com profissionais que possuem experiência sobre o assunto”, afirma.

Os estudantes de Farmácia que participarem das atividades receberão certificado, ao final do evento.

Automedicação

Segundo o Conselho Federal de Farmácia (CFF), no Brasil, como em outros países, os medicamentos se apresentam como o principal agente causador de intoxicações em seres humanos.

Em 2011, eles responderam por 29. 179 (29,5%) de todos os casos notificados pelo Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). E o número vem crescendo. Em 2010, foram 27.710 casos ou 26,85%.

Programação

Segunda-feira, 05/05 - 9h às 12h
Local: Praça no centro de Taquaralto
Ação de combate a automedicação

19hLocal: No plenário da OAB/TO
Palestra: Interação Medicamentosa - Dra. Eliane Aparecida Campesatto

21h30 - Coquetel de Abertura

Terça-feira, 06/05 - 9h às 12h
Local: Assembleia Legislativa
Ação de combate a automedicação

14h às 18hTema: Atuação farmacêutica na prática clínica
Palestrante: Sarah Alves Mendes

19h30 – Palestra
Tema: Aspectos legais da Prescrição Farmacêutica - Sarah Alves Mendes