Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Acontece entre os dias 5 e 9 de maio a “Oficina de Práticas de Acolhimento em Redes”, uma realização do Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde através das Diretorias de Gestão e Regulação do Trabalho e Atenção e Promoção a Saúde. O objetivo da capacitação é articular e integrar os diversos serviços e equipamentos de saúde e constituir redes de saúde conectadas entre os diferentes pontos de atenção. A abertura oficial do evento acontece no mini auditório do Centro Universitário Luterano de Palmas – Ceulp/Ulbra, às 14h.

A Política Nacional de Humanização foi criada pelo Ministério da Saúde em 2003 e no Tocantins foi implantada em 2007. A política tem como objetivo efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano das práticas de gestão e fomentar trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários, motivando a melhoria na qualidade dos serviços de saúde prestados.

Nesta segunda-feira, 05, haverá Roda de Conversa sobre o PNH - Contexto Político e Perspectivas com o Coordenador Nacional da Política Nacional de Humanização – PNH, Fábio Alves. Nos demais dias terão Mesas Redondas sobre Acolhimento; Relatores dos Grupos - Apresentação dos Planos de Intervenção.

A oficina é voltada para os trabalhadores e gestores da rede de atenção à saúde: atenção primária e atenção hospitalar; Redes temáticas: Rede Cegonha, Rede de Urgência e Emergência, Rede Psicossocial; Conselhos; Escola Técnica de Saúde do Tocantins (Etsus), movimentos sociais, Universidade Federal do Tocantins e Centro Universitário Luterano de Palmas. (Ascom Sesau)