Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Na última segunda-feira, 05, durante fiscalização de rotina no município de Gurupi, quatro caminhões foram abordados por agentes da Polícia Rodoviária Federal, sendo constatado, após pesagem, um total de 41.950 kgs de excesso de peso. Os veículos foram carregados em Peixe.

Dois caminhões transportavam areia e seguiam para Gurupi. Os outros dois, estavam carregados de pó de brita e tinham como destino a cidade de Formoso do Araguaia. Os veículos foram retidos e liberados após a retirada do excesso constatado.

Além da autuação em mais de R$ 12.000,00 pelo excesso de peso verificado, os responsáveis poderão sofrer outras penalidades a partir de denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal no Tocantins, uma vez que há um Termo de Cooperação Técnica (TCT) celebrado entre a PRF e o MPF, com o objetivo combater o transporte de cargas com excesso de peso nas rodovias federais.

Dentre os prejuízos advindos da prática, está a redução do tempo útil das estradas pavimentadas, causada pela sobrecarga dos caminhões, carretas e ônibus e o desgaste prematuro e imprevisível dos equipamentos e componentes dos veículos o que amplia consideravelmente o risco de acidentes. (Ascom PRF)