Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Campeão de Jiu-Jitsu, tocantinense Hudson Lee embarcou nesta última quarta-feira, 7, para os Estados Unidos onde participará da maior competição mundial da modalidade. O patrocinador de Lee, empresário e desportista Osvaldo Durães acompanhou Lee durante o embarque e desejou sorte ao representante do Estado.

O evento será de 28 de maio a 1º de junho. A data da luta de Lee ainda será divulgada pela organização do evento e os tocantinenses poderão acompanhar e torcer pelo representante do Estado. “Esse é o ápice, é o maior campeonato que acontece no mundo, quero colocar o Tocantins no topo, ninguém nunca fez isso na história do estado. Se eu conseguir alguma medalha já é algo inédito para o Estado”, explicou.

O atleta vai ficar num acampamento para treinamento durante 20 dias  onde serão selecionados atletas pelo mestre Bruno Bastos, um dos ícones da modalidade a nível nacional. Graças ao apoio de Durães o atleta disse que terá um tratamento avançado. “ Vamos ter alimentação de qualidade, vários tipos de treinamento, tudo isso com o acompanhamento de atletas renomados. O Bruno bastos é um cara que se conceituou no mundo porque já lutou com grandes nomes”, contou.

Durães ressaltou a necessidade de uma política de esporte mais efetiva e de acompanhamento dos atletas tocantinenses. “ É um absurdo um atleta campeão nacional como o Hudson Lee passar por tantas dificuldades para conseguir participar de uma competição. Fiquei sensibilizado com a história dele e lamento a falta de apoio por parte das grandes empresas do Estado a um jovem esforçado e que é símbolo de vitórias e conquistas. O Husdon Lee representa a resistência  e perseverança dos atletas que lutam por apoio nesse Estado”, frisou.

Serão mais de 6 mil atletas no Campeonato durante os cinco dias em várias categorias incluindo feminino. A categoria de Lee é peso pesado até 94 kg, adulto, na faixa roxa.

Apelo

O atleta só conseguiu recursos para a viagem após fazer um apelo em vários veículos de comunicação e principalmente na sua rede social. Para ele, o apoio de Durães foi determinante para conseguir participação na competição já que vários órgãos prometeram apoio mas não honraram o compromisso. “Tive muita dificuldade para conseguir principalmente apoio institucional ainda bem que contei com o Osvaldo que está ajudando e acreditou no potencial de um tocantinense sonhador e determinado a dar orgulho a esse Estado. Infelizmente ainda falta muito apoio para que nós atletas participemos de grandes competições”, frisou.