Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Angélica Mendonça Pelé destacou que o Estado possui grandes belezas naturais e potencial para o agronegócio Pelé destacou que o Estado possui grandes belezas naturais e potencial para o agronegócio

O governador Sandoval Cardoso (SD) recepcionou, na tarde desta sexta-feira, 9, o tricampeão mundial com a seleção brasileira de futebol, Edson Arantes do Nascimento, Pelé. Na ocasião, uma multidão esteve presente na entrada da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) 2014, para acompanhar a chegada do ex-jogador que fez história no Santos e na Seleção Brasileira.

Antes mesmo da chegada do ex-jogador de futebol, a expectativa era grande entre as pessoas que aguardavam por Pelé, na esperança de conseguir um autógrafo do rei do futebol, nas centenas de camisas que esperavam por ele. Depois do desembarque, uma equipe de seguranças organizava o trajeto de Pelé e impedia a chegada dos fãs e do batalhão de repórteres que o aguardavam.

No encontro com o governador Sandoval Cardoso, um cordial abraço selou o início da visita do rei do futebol à maior feira do setor agrícola da região da Amazônia Legal. Entre autoridades, fãs, jornalistas e seguranças, o governador conduziu Pelé até um carro elétrico que dirigiu por um breve passeio pelas ruas da Agrotins. Após o passeio, o governador e o ilustre visitante entraram no pavilhão do Sebrae/Faet /Senar para uma entrevista coletiva sobre a visita de Pelé ao Tocantins.

O governador do Tocantins destacou as potencialidades do Tocantins para o agronegócio. No entanto, para Cardoso, o setor que coloca o Tocantins em destaque no Brasil é a logística. “O Tocantins pode parecer um Estado com potencial somente para o agronegócio. Mas o principal destaque do Tocantins é a logística. A localização estratégica do Estado, somado às características favoráveis para o agronegócio fazem do Tocantins a bola da vez no Brasil”, destacou.

Já Pelé, ao comentar as impressões que teve do mais novo Estado da federação, frisou que o Tocantins possui grandes belezas naturais, além do potencial para o agronegócio. “O Tocantins é um lugar onde a gente vai ganhar o campeonato mundial na agropecuária”, completou. 

Questionado sobre seu papel como embaixador do Time Agro Brasil, Pelé explicou que também é produtor rural. “Eu tenho uma propriedade rural com gado e piscicultura e a senadora Kátia Abreu me disse certa vez que eu a administrava como um amador. Depois que os técnicos vieram e as coisas melhoraram, eu vi que era como amador mesmo”, confessou Pelé. O craque ainda agradeceu o carinho com que foi recebido pelos tocantinenses e destacou a importância de se investir em um alimento de qualidade, mais barato para que os jovens possam praticar esportes.

Após a coletiva de imprensa, Pelé visitou a Agrotins, distribuiu autógrafos e recebeu das mãos da senadora Kátia Abreu e do prefeito de Palmas, Carlos Amastha, o projeto dos Jogos Mundiais Indígenas, que acontecerão ano que vem na capital. “Quero agradecer à senadora Kátia Abreu pela oportunidade de entregar o projeto dos Jogos Mundiais Indígenas nas mãos do maior ídolo do esporte nacional”, destacou o prefeito em seu discurso.

Time Agro Brasil

Pelé estava acompanhado da senadora Kátia Abreu (PMDB), presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Federação da Agricultura do Estado do Tocantins (FAET) e do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional, Roberto Simões, para apresentar o Projeto Time Agro Brasil. Pelé é embaixador do projeto.

Fruto de uma parceria da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) com o Sebrae, o Time Agro Brasil foi criado para transformar a agropecuária brasileira em um time campeão. O time existe para capacitar o pequeno produtor rural, dando a ele informação e tecnologia para modernizar a sua produção, sempre com foco na sustentabilidade. Cursos, palestras, treinamentos e artigos são algumas ações realizadas para fazer do produtor rural um craque ainda maior na agropecuária.

A campanha estimula projetos e tecnologias como Agricultura de Baixo Carbono (ABC), Agricultura de Precisão, Leite Legal – Programa Produção de Leite de Qualidade, Mercado Agropecuário de Redução das Emissões (MARE), novo Código Florestal, Política de Governança Climática da Agropecuária (PGCA), Projeto Biomas e Silvicultura, entre outros.

O Time Agro Brasil mostra, ainda, que o País tem uma das maiores, melhores e mais sustentáveis agropecuárias do mundo, utilizando apenas 27,7% do território nacional para produzir grãos, carnes, matéria-prima para biocombustíveis e plantar florestas.  Além disso, o País mantém intactos 61% dos seus biomas, a partir de práticas e tecnologias que, além de conservar a qualidade da água, solo e biodiversidade, também proporcionam aumento de produtividade sem precisar desmatar novas áreas. (Com informações da ATN e Assessoria da senadora Kátia Abreu)