Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A Escola de Tempo Integral João Beltrão, localizada no Km 08 da Rodovia TO 020, desenvolve, durante todo ano letivo, projetos educacionais de proteção e preservação ambiental. Atualmente, a escola desenvolve o projeto “Vamos cuidar do Taquaruçu Grande”, que visa realizar ações de sustentabilidade e sensibilização quanto à preservação dos recursos naturais. O projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e parceria com Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Associação Água Doce e Associação Leões de Judá.

A unidade educacional está localizada dentro de uma Área de Preservação Ambiental (APA), que se estende de Porto Nacional até Tocantínia. “Um espaço geográfico estratégico para o Tocantins”, avaliou o diretor Wanderlei Pedro de Araújo Silva. Segundo o diretor, as ações visam educar para preservar, e por isso são realizadas atividades pedagógicas que promovem o conhecimento teórico e a prática no contexto ambiental da comunidade.

Dentre as ações de sustentabilidade desenvolvidas na ETI João Beltrão, a comunidade escolar participa de ações como coleta seletiva de lixo e materiais recicláveis, produção de mudas de espécies nativas do cerrado, estudos de temáticas ambientais, jornadas pedagógicas, plantio de árvores em áreas degradadas, visitas e coletas de dados com relação ao tratamento e destino do lixo nas residências das famílias dos estudantes, entre outras.

Segundo o diretor, esse conjunto de ações tem como objetivo promover a prevenção das queimadas e a conservação das nascentes que compõem os afluentes do manancial do ribeirão Taquaruçu Grande, uma das fontes de água que abastecem a capital -Palmas.