Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em reunião de trabalho do Movimento por uma Alternativa de Mudança na cidade de Araguaína, no último sábado (10), o presidente do PV no Estado, deputado Marcelo Lelis, disse que “a cidade de Araguaína é muito importante para o Tocantins para estar esquecida pelo Governo do Estado”. Desde a última terça-feira (06), a comitiva do Partido Verde visitou os municípios da região de Araguaína, conversando com a população e ouvindo as necessidades da população.

“O que vi é uma região que sofre com insegurança. Ontem (sexta-feira 09), aqui em Araguaína, uma mulher inocente, que passava de moto pela rua, foi baleada após um tiroteio no centro da cidade. Vi também a falta de estrutura da saúde pública na cidade. O Hospital Geral de Araguaína está em péssimas condições e não tem como atender com dignidade o povo de Araguaína. Vi imagens divulgadas na TV de pessoas amontoadas nos corredores do Hospital. É revoltante uma situação como está. E o Governo ainda conta vantagem, dizendo que o Tocantins é um dos estados que mais gasta com saúde pública. Então onde está o dinheiro da saúde? Porque o atendimento continua muito ruim. A administração do nosso Estado precisa de uma gestão competente, que saiba investir bem os recursos e dar resultados positivos à população”, afirmou. Diante da situação, o deputado Marcelo Lelis, como presidente da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Turismo da Assembleia, vai propor uma visita dos parlamentares ao Hospital Geral de Araguaína, convidando também membros do Ministério Público, Defensoria Pública e demais órgãos ligados à saúde no Estado para verem de perto a situação real do hospital.

Desenvolvimento

A comitiva do PV também visitou a Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara), e conversou com a diretoria da entidade que pediu apoio para a classe empresarial. “O setor produtivo de Araguaína está desamparado, sem o apoio do Governo. Os empresários de Araguaína reclamam de falta de infraestrutura, pedem a diminuição da carga tributária e da burocracia no setor público. Entendo que o Estado precisa ser uma alavanca para o desenvolvimento, principalmente incentivando o setor empresarial. Mas isso não acontece, porque o Estado tem uma política fiscal cruel, um sistema logístico precário, um sistema burocratizado e lento que impede o avanço da economia”, considerou.

Buracos na Estrada

Marcelo Lelis e a equipe do PV visitaram oito municípios da região de Araguaína e se depararam com estradas em péssimas condições. “Passamos pela estrada que liga Goiatins a Campos Lindos e vimos a situação. Está toda esburacada, sem condição nenhuma de trafegar com segurança. Vimos o quanto a população sofre com aquela rodovia, que coloca a vida de pessoas em risco e freia o desenvolvimento daquela que é uma região bastante produtiva”, pontuou Lelis.

Para o vice-presidente do PV no Estado, deputado Freire Júnior, o Tocantins está desgovernado e sem um plano estratégico de desenvolvimento. “O Governo precisa promover ações que resultem em benefício para a sociedade e não em benefício de uma família apenas”, observou.

Para o presidente do PV de Palmas, vereador Joaquim Maia, é importante percorrer o Estado e conhecer perto a realidade da população. “O governante precisa ouvir o povo, precisa conhecer de perto a realidade do Tocantins, para atender aos anseios da população”, disse.

A próxima etapa do Movimento por uma Alternativa de Mudança acontece esta semana e visitará os municípios da região de Guaraí e Miracema.