Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Valério Zelaya

Durante o seu pronunciamento na Sessão Solene em homenagem ao 25º Aniversário da Capital do Tocantins, no Plenário Ulisses Guimarães da Câmara dos Deputados em Brasília (DF), o prefeito de Palmas, Carlos Amastha prestou homenagem aos ex-prefeitos, destacou a importância dos pioneiros na construção da cidade, e também destacou as ações para o desenvolvimento da Capital.

 “Hoje, com imensa alegria, começamos a celebrar os 25 anos de um sonho que hoje é comum a todos nós. Um sonho de proporções gigantescas. E é por isso que este sonho é sonhado e vivido por gente com vontade e talento também gigantes”, enfatiza

O gestor destaca o momento de crescimento da cidade, que segundo ele foi trabalho de gente que ‘ergueu e caminha com alegria e coragem na direção do futuro’. “E esse momento que estamos vivendo é um momento muito especial”. 

Ainda destaca o trabalho visionário dos pioneiros que chegaram vislumbraram a Capital. “Eles ouviram o chamado para fazer parte de um grande projeto. Da última cidade planejada do século XX. De uma terra de oportunidades. Esses pioneiros enfrentaram enormes desafios. Com coragem e fé. Criaram a base do que somos hoje. Merecem aqui, anônimos, a lembrança e o mais profundo agradecimento. Obrigado a cada um de vocês”, destacou o gestor.

Amastha também lembrou dos ex-prefeitos que fizeram parte da história de Palmas, cada um com seu legado; Fenelon Barbosa, Eduardo Siqueira Campos, Odir Rocha, Nilmar Ruiz e Raul Filho. Destacou também pontos positivos no desenvolvimento da Capital como a Educação. “Nossa educação é motivo de orgulho, com notas no IDEB entre as melhores do Brasil. Não são muitas as cidades brasileiras onde os pais de renda elevada têm nas escolas de tempo integral como opção para matricular seus filhos”, disse.

O prefeito convidou a todos a seguir na jornada de melhorar ainda mais o desenvolvimento e a qualidade de vida dos palmenses. “Para isso temos que caminhar juntos e abrir as portas de Palmas, abrir nossos olhos, corações e mentes para o mundo”, adiantou. 

O gestor citou algumas iniciativas inovadoras na sua administração como a visita dos professores a outros países, no Programa de Modernização da Gestão Escolar; realização de missões institucionais internacionais que colocam Palmas na rota de investimentos de empresas chinesas, coreanas, europeias e a inclusão de Palmas no programa de cidades sustentáveis do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) já está em fase de projeto.

O novo conceito de cidade, que integra Palmas de norte a sul, preenche espaços urbanos com moradias populares de qualidade, enquanto o já aprovado novo sistema de transporte público, baseado no sistema BRT, permitirá que se circule em toda cidade com conforto e eficiência, em veículos movidos a energia sustentável. 

Também falou do ambicioso projeto de saneamento que, segundo o gestor, será a primeira capital brasileira a oferecer 100 por cento de tratamento de água e de esgoto. Asfalto e drenagem chegarão à casa de todos os palmenses.

Outra conquista que Amastha destacou foi para 2015, o direito de sediar os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, evento que reunirá delegações de mais de 30 países, colocando Palmas no mapa dos eventos internacionais, “legando um patrimônio de obras permanentes, que serão utilizadas nos grandes eventos culturais, esportivos e religiosos, estimulando o turismo de forma jamais vista em nossa amada terra”. (Secom Palmas)