Meio Ambiente

Foto: Divulgação Capacitação Mumbuca Capacitação Mumbuca

A comunidade quilombola Mumbuca, de Mateiros, participou nesta última segunda-feira, 12, de capacitação para fortalecer o gerenciamento da Associação de Artesãos Extrativistas do povoado. O treinamento em informática e contabilidade acontecerá até sexta-feira, 16, beneficiando 20 membros da Associação.

A iniciativa, realizada pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), visa incentivar as comunidades do entorno de unidades de conservação a utilizar os recursos naturais de forma sustentável. A comunidade Mumbuca fica na área de entorno do Parque Estadual do Jalapão e é a principal referencia em artesanato e na coleta legal do capim dourado no Tocantins.

A artesã Claudiana Matos, diretora de projetos da Associação, disse que o curso atende a uma demanda da própria comunidade. “Hoje tudo se faz com o computador e também precisamos de mais noção de contabilidade. Então temos uma oportunidade rica e única de fortalecer a nossa entidade e de motivar os jovens a preservar a cultura da comunidade”, relatou.

A ação é executada pelo Projeto GEF - Cerrado Sustentável, com recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). No início do ano a comunidade também foi beneficiada pela Semades, dentro da mesma ação, com a reforma do caminhão que é utilizado há 10 anos para apoiar a coleta do capim dourado. (Ascom/Semades)