Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Antônio Neves

“Maio Amarelo”, esse é o nome da campanha que ganhou as ruas da Capital e busca chamar a atenção dos condutores sobre a atenção que se deve ter no trânsito. As abordagens estão ocorrendo em vários pontos da cidade. Nesta sexta-feira, 16, pela manhã, os agentes de trânsito da Prefeitura de Palmas abordaram os motoristas e motociclistas que transitaram pela Avenida JK.

Na abordagem, os agentes de Trânsito estão distribuindo materiais que reforçam a campanha e buscam o apoio e a autorização dos motoristas quanto à fixação de materiais nos automóveis da campanha “Lei Seca, eu Apoio”. As ações são rápidas para não atrapalhar o fluxo de veículos, e em média são abordados 150 motoristas.

Segundo a educadora para o trânsito da Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Trânsito do Município, Núbia Dantas, os motoristas estão receptivos à campanha. “E nós estamos aproveitando esse momento para que eles transmitam a mensagem da campanha a todos os membros da família quanto aos cuidados nas ruas”, disse.

De acordo com o órgão municipal, nos últimos levantamentos estatísticos a campanha tem surtido efeito com a redução em 25% na quantidade de acidentes com vítimas fatais na Capital. Isso é um dos indicadores de sucesso da Operação Lei Seca, realizada há pouco mais de um ano, que possui caráter educativo e punitivo. Em 2013, outros índices positivos foram alcançados, como a redução de 23% em acidentes graves em comparação ao primeiro semestre do ano anterior e 15% em relação ao segundo semestre de 2012.

O levantamento apontou também que nos finais de semana e véspera de feriados são os dias de maior ocorrência de acidentes, tendo como principal causa o uso a ingestão de alcoólica por parte dos condutores.

A Operação é realizada pela Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Trânsito em parceria com instituições governamentais e não-governamentais, municipais, estaduais, federais e internacionais. (Secom Palmas)