Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Identidade étnica, religiosidade e ressocialização são temas dos documentários que serão exibidos no Sesc Amazônia das Artes nos dias 16, 18 e 24 de maio, às 19h, no CineSesc Palmas. Os filmes são: Bizarrus, de Rondônia, Altar de Canga Pedra, do Tocantins, e Manoel Chiquitano Brasileiro, do Mato Grosso. A entrada é gratuita.

O documentário Bizarrus, produzido por Simone Norberto, apresenta a iniciativa inovadora do grupo teatral, formado no sistema prisional, e sua experiência na encenação de um espetáculo autoral, que ao longo de 15 anos conseguiu demonstrar a ressocialização completa por meio da arte. O filme é baseado em depoimentos dos envolvidos no projeto. 

Já Altar de Pedra Canga conta a saga dos construtores da Catedral de Nossa Senhora das Mercês, na cidade de Porto Nacional (TO) e também do principal artífice dessa ousadia, Frei Bartholomeu Meirinho, mentor de todo o projeto que consumiu esforço e dedicação da comunidade portuense e da congregação dominicana na tarefa de erguer o maior templo religioso católico do Estado do Tocantins. 

Em Manoel Chiquitano Brasileiro, o filme retrata a luta coletiva do povo Chiquitano que atravessa um conflito de identidade étnica, em meio a pressões políticas e econômicas que sofrem dos grandes fazendeiros e pecuaristas na fronteira Brasil-Bolívia. O povo Chiquitano vive nos dois países e, através da Romaria de Santa Ana, que sai da Bolívia e percorre as comunidades indígenas de ambos os países, desafiam os limites impostos pela fronteira, na tentativa de se reencontrarem e se reconhecerem como iguais através da fé

Os documentários serão exibidos no CineSesc, localizado no Centro de Atividades do Sesc Palmas (502 Norte), nos dias 16, 18 e 24 de maio, às 19h. A entrada é gratuita.

Mostra Ficção

Além dos documentários, o Sesc Amazônia das Artes traz a Palmas os filmes Awara Nane Putane - Uma história do Cipó (AC), Matinta (PA) e Muragens – Crônicas de um Muro (PA), O Último Lamento (RR) e Nó de Rosas (MT). As obras serão exibidas nos dias 17, 23 e 25 de maio às 19h. A entrada é gratuita. Confira as sinopses e classificação indicativa de cada filme no link:  http://migre.me/j5IWg (Ascom Sesc)