Educação

Foto: Ascom Seduc

A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) realiza a entrega oficial dos serviços de melhoria na escola localizada na aldeia Krahô Manoel Alves, no município de Itacajá, a 295 Km de Palmas. A revitalização completa da unidade de ensino faz parte do projeto Esquadrão Minha Escola Mais Linda, da Seduc, que promove pequenos reparos e reformas em unidades de ensino indígenas e rurais que, pela localidade, têm mais dificuldade para a contratação de mão de obra. A solenidade será realizada na aldeia na próxima segunda-feira, 19, às 15h30. No mesmo dia, às 16 horas, será realizada a cerimônia de abertura do I Jogos Tradicionais do Povo Krahô e 1º Encontro de Manifestações Krahô.

A escola revitalizada é a 19 de Abril, que recebeu pintura interna, reparos elétricos e hidráulicos e troca de piso. “A equipe de trabalho da Seduc fica bastante motivada porque fomos muito bem recebidos pelos caciques e pela comunidade”, disse o coordenador dos serviços, o servidor da Seduc Pedro Filho.

O Esquadrão Minha Escola Mais Linda foi lançado em 16 de abril deste ano pela Seduc e é formado por servidores da Secretaria que já atuam no setor de obras. Os serviços prestados pela equipe incluem reparos elétricos e hidráulicos, pintura, roçagem, higienização, entre outros que forem identificados pela Seduc como necessários. A equipe de trabalho realiza um sistema de mutirão para que os serviços sejam feitos a curto prazo.

Serviços

A manutenção das escolas, como pequenos reparos, limpeza e conservação de prédios, é uma ação de responsabilidade das próprias unidades escolares. Contudo, pelas especificidades das escolas indígenas e rurais, que muitas vezes não conseguem contratar mão de obra devido a localidade das unidades de ensino, a Seduc tem feito a intervenção através do projeto.

Até o momento a escola 19 de Abril, em Itacajá, e a unidade de ensino na aldeia Brupré, em Tocantínia, foram beneficiadas.  A escola indígena ou rural da rede estadual de ensino que queira participar do projeto Esquadrão deve entrar em contato com a Seduc através da Diretoria de Padrões Mínimos Educacionais e apresentar uma proposta. A partir da solicitação, a equipe avaliará a necessidade dos serviços. (Ascom Seduc)