Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Antônio Gonçalves

A tarde do último sábado, 17, foi de muito suor e garra na Capital do Tocantins. Dois eventos esportivos movimentaram a comunidade desportiva. Na Praia da Graciosa foi realizada a II etapa da Copa Tocantins de Triathlon, e no Parque Cesamar foi realizada a I etapa do Campeonato Estadual e Municipal de Bicicross. Os dois eventos fazem parte do calendário esportivo das comemorações dos 25 anos da Capital.

Na Graciosa, Cerca de 180 atletas da natação, atletismo e ciclismo participaram da 2ª etapa da Copa Tocantins de Triathlon. A competição que faz parte do Circuito Cultural e Esportivo da Investco.

Antes do início da prova, os atletas apoiados pela Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes), através do Bolsa Atleta, se preparavam para o desafio, entre eles os ciclistas Vander Melo Praxedes e Junio Cesar e o atleta Yure Santos Costa Lacerda.

“Essa não é a minha modalidade, a minha modalidade é o ciclismo, mas hoje eu vou fazer o percurso completo de triathlon, juntamente com o meu colega, o Yure, que é um atleta completo e sem dúvidas sairá vencedor aqui hoje”, apostou Vander. 

E não deu outra: Yure Lacerda foi o campeão na categoria elite, e Vander ficou em terceiro. Já o atleta Junio Cesar, ficou em segundo lugar na categoria revezamento, tendo disputado a prova ao lado da esposa e da filha.

Parque Cesamar

Já no Parque Cesamar ainda no sábado, 17, foi realizada a I etapa do Campeonato Estadual e Municipal de Bicicross, que reúne cerca de 30 competidores numa competição com três largadas.

Segundo Rangel Fraga Amorim, presidente da Associação Norte Palmense de Bicicross, o campeonato foi dividido em quatro etapas ao longo do ano e a final está prevista para o mês de outubro.

Ronan Andrade Medrado, também do Bolsa Atleta, demonstrou otimismo antes do início da competição, e conquistou o segundo lugar na classificação. O atleta agradeceu ao apoio da Fundesportes e reforçou a importância do Programa Bolsa Atleta.

“Eu agradeço muito a Fundesportes, pois esse apoio deles para mim foi uma coisa surreal, melhorei bastante o meu equipamento, minha bicicleta saiu de um padrão baixo e agora está em alto nível. A nossa pista está show, graças à Fundesportes. Eu só tenho a agradecer mesmo”, finalizou. 

O Bolsa Atleta também subiu ao pódio com os atletas Alan Bruno e Mateus Siqueira. (Secom Palmas)