Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Antonio Gonçalves

Circulam diariamente pelo transporte coletivo da Capital, cerca de 80 mil usuários e desse total cerca de 35 mil possuem dispositivos para internet móvel. Foi pensando numa gama de benefícios ligados ao sistema que a Prefeitura de Palmas firmou na manhã desta quarta-feira, 21, um convênio que está disponibilizando internet de graça a todos os usuários.

Nesta primeira fase, o sistema wi fi de 30 megas está sendo disponibilizado na estação Apinajé. Dentro de 15 dias, outras 5 estações estarão interconectadas com o sistema, segundo o Secretário Municipal de  Acessibilidade, Mobilidade e Transporte, Cristian Zine. “Nesta primeira fase, o sistema poderá passar por reformulação, vamos ver o grau de dificuldade do usuário para que as empresas façam as correções rapidamente”, disse.

Um aplicativo no mesmo sistema vai facilitar a vida do usuário referente ao horário de chegada e saída dos ônibus, o “Meu Busão”.  De acordo com o criador do aplicativo, Luídne da Silva Mota, para chegar aos resultados ele utilizou a mesma situação compartilhada por todos os usuário: a falta de informações sobre os horários dos ônibus. “Esse foi meu projeto de conclusão de curso com a orientação dos professores e durou um período da faculdade”, enfatizou Luídne.

O aplicativo já foi criado de forma a ser disponibilizado gratuitamente, e isso está sendo possível graças ao convênio assinado entre a Prefeitura, através da Secretaria de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte,e a empresa SI Digital. Outro convênio que também foi assinado pelo prefeito Carlos Amastha visa à disponibilidade das empresas de transporte de liberar o quadro de horários no sistema. O sistema dará também mais agilidade, já que o dispositivo avisa quando o ônibus está se aproximando do ponto de desembarque e essa aproximação é compartilhada para outros usuários.

Para a Amastha, a percepção dos criadores do dispositivo foi muito clara, o que vai viabilizar a realização de novos trabalhos em Palmas e fora da Capital. “Sem dúvida, esse é o primeiro passo para a gente inserir Palmas no primeiro mundo, é da visão de que a cidade é nova e portanto ela tem que ser pioneira no que de mais moderno. No próximo passo, poderemos ver até a localização dos ônibus no mapa da cidade", concluiu o prefeito. (Secom Palmas)