Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Acontece em Gurupi nesta próxima sexta-feira, 23, a primeira edição do Programa Bolsa Família nos Bairros, colocado em prática pela Secretaria Municipal de Saúde. A ação será realizada a partir das 08 horas, no Lote 16, Quadra 26, da Rua 1-A, no Residencial Campo Bello I, em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Social,  Habitação e Educação. Também a equipe do Sesc Lazer estará presente, com realização de atividades esportivas e culturais com foco nas diversas faixas etárias, atendendo crianças, jovens, adultos e idosos.

De acordo com a coordenadora de Programas Especiais da Secretária Municipal de Saúde, Talyta Lima Cardoso, além da comunidade do Residencial Campo Bello I, também serão atendidos os moradores do residencial Morada Verde, que fica ao lado. Todas as vacinas disponíveis na rede pública de saúde serão disponibilizadas aos moradores dessas localidades, que também terão acesso à avaliação antropométrica, que e uma das condicionalidades do  Bolsa Família.

Uma banca com material informativo e com preservativos da Saúde da Mulher será montada no local e os profissionais da Unidade Básica de Saúde do Parque das Acácias irão reforçar os atendimentos, juntamente com um grupo de agentes de saúde.

Já a gestora do Programa Bolsa Família, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Daiane Carneiro, explicou que nesse  dia, os moradores poderão apresentar a declaração escolar  dos filhos que estejam devidamente matriculados e receberão visitas de técnicos da secretaria para fazer a atualização do  Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Daiane Carneiro explica que o  CadÚnico funciona como um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda. É utilizado, obrigatoriamente, para a seleção de beneficiários e para integração de programas sociais do governo federal. 

Outro benefício que também será levado às mulheres do Campo Bello I e do Morada Verde foi batizado de  Dia da Beleza, onde profissionais e estudantes dos cursos de cabeleireiro, manicure e pedicure do Centro de Integração da Mulher  vão cuidar do visual e da beleza daquelas moradoras.