Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Imagem ilustrativa

Foto: Imagem ilustrativa

Tipicamente tropical, o abacaxi se destaca pelas propriedades nutricionais, pois é rico em vitaminas C, A e B1, além de magnésio, cobre, manganês, ferro, fibras e bromelina. Para mais de 50 instituições sociais tocantinenses, além de tantos benefícios, a fruta tem mais um diferencial: o sabor de solidariedade. De janeiro a abril deste ano, o Programa Mesa Brasil do Sesc doou cerca de 27 mil quilos de abacaxi no Tocantins.

As frutas foram doadas ao programa do Sesc por produtores rurais dos municípios de Miranorte, Brejinho de Nazaré, Barrolândia e Aparecida do Rio Negro. “A equipe do Programa colheu os alimentos na propriedade rural, com autorização dos donos das terras, e entregou para as entidades beneficentes cadastradas”, explicou a supervisora do Mesa Brasil no Tocantins, Any Sandra Mendonça.

Benefícios da fruta

A nutricionista Waneyla Cavalcante conta que "o abacaxi pode ser considerado uma fruta benéfica ao organismo por possuir inúmeras substâncias que auxiliam na digestão, pois é rico em água e fibras”. Além disso, a fruta possui relevante concentração de vitamina A, que auxilia na boa visão e tem ação antioxidante. “Apesar de seus benefícios, não se pode exagerar no consumo devido a acidez. Vale ressaltar, ainda, que desta fruta podemos aproveitar inclusive a casca, de onde é possível fazer sucos, doces, chá entre outras preparações”, completa Waneyla. (Ascom Sesc)