Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Deputado Federal Júnior Coimbra (PMDB), foi um dos homenageados a receber o Título de Cidadão Palmense durante Sessão Solene que foi realizada pela Câmara de Palmas em homenagem ao 25º aniversário de Palmas, nesta sexta-feira, 23, na Associação Tocantinense de Municípios (ATM).

O Título entregue a Coimbra, foi solicitado pelo vereador Rogério Freitas (PMDB), em referência a contribuição que o deputado deu para o crescimento da Capital. “Júnior Coimbra é tocantinense e mora em Palmas desde seu início, viu toda a dificuldade e ajudou para que a cidade se tornasse o que é hoje”, afirmou Rogério Freitas.

Para o prefeito Carlos Amastha, a solenidade demonstra o respeito e o reconhecimento da Casa de Leis pela cidade. “São 25 anos de crescimento, de lutas, conquistas e dedicação”, ressaltou o prefeito.

Coimbra agradeceu a homenagem e falou da importância de se homenagear pessoas da comunidade. “Me sinto honrado em poder participar da vida dessa cidade com traçado arquitetônico onde escolhi viver e criar minha família, vejo pessoas humildes sendo agraciadas com essa honraria e isso é muito importante para nossa capital”.

Júnior Coimbra

No exercício de seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados onde chegou com a maior votação do Estado do Tocantins, o deputado federal Júnior Coimbra foi alçado por sua grande capacidade de articulação a importantes postos no Parlamento Brasileiro. Foi Vice-Presidente da Comissão de Finanças e Tributação, uma das mais importantes da Casa, e Vice-Líder do PMDB por duas vezes, integrou ainda a Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Comissão de Ciência e Tecnologia e a de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). Nessa Sessão Legislativa, o deputado é membro da Comissão de Desenvolvimento Urbano, da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle e exerce a função de Vice-Líder do PMDB.

Relator da maior ação na área de educação do governo Dilma Roussef, o Pronatec Júnior Coimbra destacou-se nesse trabalho por sua imensa capacidade de convencimento e mobilização. A Lei que institui o programa, que hoje atende milhares de jovens em todo Brasil, teve parte de sua redação elaborada pelo parlamentar.

Júnior Coimbra presidiu a Comissão Especial que analisou a Desvinculação de Receitas da União (DRU) e a Comissão Mista Especial destinada a proferir parecer sobre a Medida Provisória 636/2013, que tratava do parcelamento de débitos dos assentados da Reforma Agrária beneficiando mais de 1milhão de famílias no Brasil. Nesses dois postos sua atuação foi destaque na imprensa nacional e internacional.

O deputado foi relator da Medida Provisória 545/11 que tratou de parcelamento de débitos fiscais, relator revisor da Medida Provisória 618/13, que ampliou recursos para construção da Ferrovia Norte-Sul e integrou com êxito a CPI do Trabalho Escravo e as Comissões Especiais que institui o novo Código de Processo Civil, o Código Florestal e é membro também das Comissões destinadas a elaborar o novo Código Mineral Brasileiro e o Plano Nacional de Educação.

Antes de chegar ao Parlamento Nacional, Júnior Coimbra foi prefeito de sua cidade natal Itaporã (1993-1996), vereador na capital do Tocantins, Palmas, (2000-2002) e deputado estadual por dois mandatos (2002-2006, 2006-2010), tendo ocupado os cargos de Líder do Governo e Presidente da Assembléia Legislativa do Tocantins.