Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais - PrevFogo/Ibama formou, a primeira turma de Brigadistas Indígenas de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do município de Tocantinópolis. Nesta primeira turma foram formados 31 agentes brigadistas.

A Prefeitura de Tocantinópolis juntamente com a Funai firmaram uma parceria com o Ibama para a formação da brigada indígena. Devido à cidade de Tocantinópolis ser localizada em uma região muito propícia às queimadas e também as fortes temperaturas enfrentadas ao longo do ano, esta ação irá garantir a prevenção e o combate do fogo nas áreas que compreendem a reserva e ao município.

A partir de agora, os novos combatentes irão atuar com prevenção e combate a incêndios nas florestas do município, bem como dar apoio e orientação às queimadas controladas e promover ações de educação ambiental na cidade. Consequentemente, haverá fortalecimento do Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais – PrevFogo.

O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, PrevFogo, é um grupo especializado do Ibama que desenvolve diversas ações dentro das Unidades de Conservação Federais. Compete a coordenação estadual deste Centro a formação de brigadistas para atuarem nos meses críticos de incêndios e queimadas nas Reservas Biológicas e Florestas Nacionais espalhadas pelo Estado.

No curso realizado pelo PrevFogo para formação dos brigadistas, foram realizadas aulas teóricas e práticas que visam avaliar o candidato fisicamente e ensinar a ele como proceder em situações de combate e prevenção de fogo utilizando motobombas, GPS e conhecimento em primeiros socorros. Após as aulas foi realizada uma avaliação do candidato simulando um incêndio.