Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Encerrando as viagens de imersão previstas no Programa de Modernização da Gestão Escolar, o prefeito Carlos Amastha e educadores da rede municipal de ensino já estão em solo finlandês. Na manhã desta segunda-feira, 26, eles se encontram na Universidade de Hensilque, na qual estão aprendendo sobre o sistema educacional da Finlândia.

Prefeito e educadores embarcaram no último sábado, 24, para Helsinque (capital da Finlândia). Esta é a quarta viagem de imersão do programa que já levou educadores para Coreia, Singapura e Itália.

Participam desta quarta missão 31 professores, além do secretário executivo da Educação, André Vitral, do assessor especial de Assuntos Estratégicos, Hector Franco, do assessor executivo para Assuntos Internacionais, Arthur Prudente, da diretora de Ensino Fundamental, Jordana Jácome, e da diretora de Projetos e Obras da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Jess-Anny Guimarães.

A missão técnica dos educadores palmenses à Finlândia tem como objetivo conhecer a experiência desse País, que foi líder do ranking global do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) em 2012, e se tornou um modelo de educação para o resto do mundo.

Ao integrar o grupo de educadores, o prefeito Carlos Amastha ressalta a importância do programa. “Nosso objetivo é proporcionar aos educadores a experiência de conhecer a fundo os modelos educacionais mais exitosos do mundo, pois vamos tornar a educação palmense uma referência em qualidade”, ressaltou o gestor.

Programa de Modernização da Gestão Escolar

O Programa de Modernização da Gestão Escolar é promovido pela Secretaria de Planejamento e Gestão, por meio da Escola de Gestão Pública Municipal (EGP), e tem como objetivo preparar os profissionais da educação básica, aperfeiçoando-os para o desempenho efetivo de liderança, desenvolvendo neles os saberes essenciais para uma gestão de excelência nas escolas da rede pública de Palmas.

O curso, previsto para ser encerrado no primeiro semestre de 2014, possui uma carga horária de 350 horas a serem cumpridas em Palmas e 50 horas em países da Ásia e Europa. Os selecionados foram separados em quatro grupos de 30 e cada equipe participa de intercâmbio em um País. A primeira missão internacional foi na Coreia do Sul em outubro de 2013. Em seguida os educadores visitaram Singapura no mês de fevereiro de 2014. O terceiro grupo conheceu o sistema educacional da Itália no final do mês de março e agora, outros educadores viajam para a Finlândia.

Programação na Finlândia

Dia 26/05/2014 (segunda-feira)

Manhã – Universidade de Helsinque – 10 às 12 horas

- Credenciamento

- Palavras de Boas-vindas

- Apresentação do sistema educativo nacional finlandesa: História, diretrizes e políticas nacionais nas escolas primárias. Apresentação de professores e diretores de 'desenvolvimento profissional como parte de escolas e municípios planejamento pedagógico e estratégico.

Tarde – Universidade de Helsinque – 13 às 15 horas

- Introdução do Departamento de Formação de Professores Apresentação dos procedimentos adotados e as medidas tomadas para alcançar os atuais indicadores educacionais, currículo, formação de professores, políticas governamentais para a educação.

Dia 27/05/2014 (terça-feira)

Manhã e Tarde

9 às 14 horas - Visita à Escola Primária Juvanpuisto na cidade de Espoo

Dia 28/05/2014 (quarta-feira)

Manhã - Centro de Educação e Ciências da Finlândia (LUMA)

10 às 12 horas - Visita ao Centro de Educação e Ciência da Finlândia - LUMA.

Tarde - Universidade de Helsinque

13h30 às 15h30 - Liderança Escolar na Finlândia

-Papel das autoridades locais (da administração municipal) e diretores.

Dia 29/05/2014 (quinta-feira)

Manhã e Tarde

Produção Individual de Artigo Científico.

Tema: “A importante contribuição do Gestor Escolar para o desenvolvimento da Educação Brasileira”

Dia 30/05/2014 (sexta-feira):

Manhã – Universidade de Helsinque:

10 às 12 horas - Gestão de Recursos Humanos. Padrões de Qualidade e Indicadores.

Tarde - Universidade de Helsinque:

17 às 18 horas - Coquetel de graduação e de distribuição de certificados;

Dia 05/06/2014 (quinta-feira)

18h25 – Retorno ao Brasil (Secom Palmas)