Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Márcio Vieira Acompanhado do secretário de Saúde, Luiz Antônio, e da diretora do hospital, Cristina Freitas, governador conferiu  pessoalmente o funcionamento do hospital Acompanhado do secretário de Saúde, Luiz Antônio, e da diretora do hospital, Cristina Freitas, governador conferiu pessoalmente o funcionamento do hospital
  • Durante a visita, governador Sandoval Cardoso conversou com funcionários sobre o trabalho e as dificuldades encontradas no local/ Foto - Layane Alves-Sesau

O governador Sandoval Cardoso esteve na tarde desta terça-feira, 27, no Hospital Maternidade Dona Regina, em Palmas, para conferir pessoalmente a situação do estoque de medicamentos e a reforma no local. Sandoval Cardoso vistoriou o estoque, se reuniu com a direção e conversou com funcionários sobre o trabalho e as dificuldades encontradas no local.

O governador destacou que a maioria dos medicamentos já foi entregue. “O que mais nos preocupava eram os medicamentos, e já entregamos a maioria. O hospital está bem cuidado, estávamos com um problema no estoque e vamos acompanhar ponto a ponto para que não aconteça novamente”, disse.

Sandoval Cardoso reafirmou o compromisso do Estado em prestar atendimento à população. “Vamos analisar cada caso, mas não vamos negar atendimento. Não aconteceu do Estado se furtar e não será dessa vez”, garantiu, reafirmando estar atento aos acontecimentos e aos problemas na saúde, prioridade da gestão.

O  hospital, que conta atualmente com 20 leitos na UTI  neonatal - sendo dez no próprio hospital e dez em parceria com a rede particular -, possui equipamentos para abertura de dez novos leitos, porém não há médicos neonatais para realizar esta ampliação. O governador falou sobre esta dificuldade enfrentada pela unidade. “Podemos abrir várias unidades neonatais, mas o problema é o profissional neonatal. Já procuramos no Brasil todo, mas não temos como abrir mais leitos sem eles . Não tem médico neonatal no Brasil, não é um problema do Tocantins”, afirmou.

Durante a ida ao hospital, Sandoval conversou com os profissionais para entender suas necessidades e disse que o Estado está investindo em saúde. “Conversamos com a equipe e faremos um trabalho para que não falte nada. Além disso, estamos investindo em ampliações, construções e reformas de hospitais em todo o Estado, com investimentos de R$ 450 milhões”, comentou.

Reforma

O Hospital e Maternidade Dona Regina está passando por obras de reforma e seus ambientes estão sendo readequados. Está prevista para esta quarta-feira, 28, a entrega da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) reformada. Há também o planejamento para construção de dez leitos de UTI Adulta, par atender, no próprio hospital, as mães que necessitarem de cuidados intensivos. (ATN)