Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Dados do Ministério da Educação (MEC) mostram que o Tocantins registrou um aumento de 31% no número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014, ou seja, são 17.880 candidatos a mais que no ano passado. No total 75.402 estudantes vão fazer a prova este ano. 

De acordo com a técnica da Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Sâmia Carvalho, os números refletem o trabalho de divulgação e acompanhamento das inscrições realizado pela Seduc nas unidades de ensino da rede estadual. “Esse número superou muito a nossa meta que era de um aumento de 13%. Isso mostra que as ações realizadas com as escolas estaduais, em parceria com as Diretorias Regionais, para mobilizar os alunos a se inscreverem, além de orientar os estudantes para a realização das inscrições, foi um sucesso”, avalia.

O Enem busca avaliar o desempenho acadêmico dos estudantes ao final do ensino médio. A nota obtida no exame é critério de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni).

A nota do Enem é também requisito para obtenção do benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para o estudante candidatar-se a vagas gratuitas de cursos técnicos do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Pessoas com mais de 18 anos podem ainda obter a certificação do ensino médio por meio do exame.

 Provas

O Enem de 2014 será aplicado em 1.699 municípios, nos dias 8 e 9 de novembro. O exame consiste em quatro provas objetivas com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação. 

Vale lembrar que os candidatos que ainda não efetivaram o pagamento da taxa, de R$ 35, tem até quarta-feira, 28, para quitar o valor da inscrição. Estudantes de instituições da rede pública e alunos que se declararem financeiramente carentes estão isentos do pagamento.

No site do Enem os candidatos têm acesso a dicas e informações importantes como locais de prova, documentos necessários para a apresentação na data das avaliações.

Melhoria no desempenho

De acordo como os últimos resultados apresentados pelo MEC, relativos ao Enem 2012, o Tocantins apresenta a melhor posição no exame desde 1998, quando foi criada a avaliação.

A média obtida, 479,46 pontos fez com que o Estado avançasse duas posições no ranking nacional, saindo da 25ª para a 22ª colocação. Se comparadas as notas, apenas dos alunos das redes estaduais de ensino, o crescimento foi ainda maior. Do 21º lugar, alcançado em 2011, o Tocantins foi elevado ao 17º. Em relação aos resultados de 2013, que devem ser divulgados em novembro deste ano, a expectativa da Seduc é que os índices do Estado sejam ainda melhores. “Com todos os investimentos do governo estadual na Educação, esperamos que os resultados sejam ainda melhores, refletindo as ações voltadas para a melhoria da qualidade da educação pública no Tocantins”, destaca Sâmia Carvalho. (Ascom Seduc)