Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

O presidente da Agência Municipal de Turismo de Palmas (Agtur), Cristiano Rodrigues, recepcionou na manhã desta quarta-feira, 28, os integrantes da quadrilha Junina Caipiras do Borocoxó que participaram, nos dias 20 a 25 na Argentina, do “Goal to Brasil-Encontros Brasileiros”, evento que visa promover a diversidade cultural brasileira. 

Para o representante da Caipiras do Borocoxó, Gilberto Costa, o evento na Argentina mostrou um pouco da diversidade cultural do Brasil. “Estamos muito felizes com o nosso trabalho na Argentina, pois lá mostramos que o Brasil possuí uma diversidade cultural incrível, e também mostrar que Palmas e o Tocantins, tem uma forte tradição em quadrilhas juninas, ao contrário dos que pensam que esse movimento só é forte no nordeste”, disse Gilberto. 

O presidente da Agtur, Cristiano Rodrigues, que também acompanhou os integrantes nos primeiros dias do evento, avaliou como positiva a apresentação do grupo na Argentina, tendo recebido diversos elogios, tanto pela bela apresentação, como pelo profissionalismo do grupo. "Foi importante a demonstração da quadrilha junina na Argentina, pois precisamos mostrar para o mundo que no Brasil temos uma cultura rica e diversa, e não só Carnaval e futebol", comentou o presidente. 

Cristiano também aproveitou a oportunidade da viagem à Buenos Aires para reunir-se com o secretário de Turismo da Embaixada do Brasil em Buenos Aires, Victor Martins,  a fim de tratar do potencial turístico de Palmas e do Tocantins, com foco no ecoturismo, pesca esportiva, observação de aves e o turismo de eventos. 

O secretário se mostrou entusiasmado com a possibilidade de apresentar novos destinos ao mercado argentino e já se comprometeu a enviar repórteres dos melhores jornais e revistas daquele País para fazerem matérias a respeito da capital tocantinense e dos principais pontos turísticos do estado com vistas a promover o destino, ficando previamente acertado os meses de agosto ou setembro realização do Press Trip.

Segundo Rodrigues, a Secretaria de Turismo da embaixada foi muito receptiva, "A embaixada nos recebeu com cordialidade, foram mais de duas horas de reunião falando de Palmas, Tocantins, do mercado de turismo do Brasil e da Argentina, que por sinal é o maior emissor de turistas para o Brasil, não podemos perder a oportunidade de pegar uma fatia desse mercado", concluiu. 

Embratur

O convite ao grupo junino tocantinense partiu da parceria entre o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e a Prefeitura de Palmas, por meio da Agência Municipal de  Turismo (Agtur), em reconhecimento aos títulos conquistados pelo grupo nos concursos em 2013, entre eles o Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas. 

A cultura das quadrilhas Juninas do Tocantins foi representada como produto cultural no mercado internacional. Esse ciclo de eventos promocional da Copa do Mundo e de destinos Brasileiros visa divulgar não somente os Estados, mas a diversidade cultural que o País pode oferecer aos turistas.

Borocoxó

A quadrilha junina Caipiras do Borocoxó levou para Buenos Aires o tema a ser trabalhado em 2014, “tire o seu preconceito do caminho que a minha cor que dançar”. O coreógrafo do grupo, Gilberto Costa, explica que as prévias servirão de treino para os concursos que estão por vir, “já vamos apresentar uma parte do que será trabalhado nos concursos desta temporada, será uma maneira de continuar com os nossos ensaios enquanto estivermos fora”, finaliza. (Secom Palmas)