Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Valério Zelaya

Com o objetivo de transformar o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) em um observatório da segurança pública na Capital, com foco na coibição da criminalidade e repressão ao tráfico de entorpecentes, representantes de vários órgãos ligados à segurança reuniram-se na manhã desta quarta-feira, 28, para elaborar o Plano Municipal de Segurança.

A reunião que aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, contou com a participação de representantes das Polícias Civil, Militar e Federal, Guarda Metropolitana, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Delegacia da Receita Federal. Na ocasião, ficou deliberada a busca de alternativas e de ações que permitirão a melhor coordenação de diversos reforços, tendo como o objetivo principal produzir segurança pública a partir da prevenção e repressão ao crime e à violência.

Primeira ação

A primeira ação é ampliar a cobertura da Central de Videomonitoramento que disponibilizará informações visuais de espaços públicos do Município, monitorados por câmeras fixas ou móveis durante 24 horas por dia. Além da função de vigilância, o videomonitoramento também servirá para mapear as zonas de criminalidade e violência nessas áreas.

Os locais prioritários para operar o sistema de videomonitoramento serão áreas de grande adensamento populacional (calçadões, regiões de concentração de agências bancárias, parques, praças públicas, entre outros); entradas e saídas da cidade; cruzamentos viários de grande fluxo de veículos; vias nas quais se registram grande número de acidentes; equipamentos públicos com vocação para a ocorrência de delitos e desinteligências (escolas, postos de saúde, cemitérios, centrais de comércio por atacado, entre outros).

A união das forças irá formar o Observatório Municipal de Segurança Pública com melhor aparelhamento e aumento do contingente, também ficou reforçado a construção de portais de segurança com monitoramento nas cinco entradas da cidade. O GGIM irá atuar de forma sistemática e complementar às ações dos órgãos constituídos, respeitando suas competências; instituir grupos temáticos para tratar de assuntos específicos e propor ações integradas nas áreas de fiscalização, defesa social, segurança urbana e políticas sociais que atuem de forma preventiva, em nível municipal e acompanhem sua implementação.    

Para o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, Claudemir Portugal, o GGIM é um novo paradigma com um marco regulatório dos crescentes investimentos da União em parceria com o Estado e Município. “Visamos o direito à segurança, inclusão social e respeito aos direitos humanos, os bandidos estão organizados e nós também precisamos nos organizar e falar uma só língua, com estratégias e ações de prevenção à violência e ao crime e avaliação de resultados”, pontuou o secretário. O grupo volta a se reunir no dia 24 de junho, às 9 horas, no mesmo local.      

Saiba mais 

O GGIM é uma estrutura física e operacional para integração sistêmica e multidisciplinar do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), envolvendo atores municipais, estaduais, federais e representantes da sociedade civil em torno do tema segurança pública, articulando ações de prevenção da criminalidade, atuando nas razões socioeducativas, otimizando ações de segurança pública e políticas sociais.

O projeto foi aprovado pelo Ministério da Justiça que repassou para o Município R$ 820.432,00, mais uma contrapartida do município no valor de R$ 10 mil.

O GGIM possui diversas possibilidades de atuação junto às ações da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ). As oportunidades atendem principalmente as comunidades mais desassistidas e que possuem problemas de segurança pública com índices elevados. A atuação junto à Senasp/MJ possibilitará o desenvolvimento dos projetos que a mesma financia a cada ano e dos quais o GGIM é o gestor municipal.