Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

O Tocantins já vive a expectativa para a visita do ídolo do futebol brasileiro, Zico, no dia 9 de junho. O ex-jogador virá ao Estado para o projeto “Zico para Todos”, desenvolvido pelo empresário e desportista Osvaldo Durães que desenvolve há anos ações sociais e esportivas em vários municípios.

O ídolo chegará na capital às 9 horas da manhã quando será conduzido em carreata até o auditório da Associação Tocantinense de Municípios – ATM onde acontecerá o evento. Zico vai conhecer dezenas de projetos sociais e esportivos desenvolvidos nos bairros de Palmas bem como de outros municípios que trarão caravanas.

Na oportunidade Zico lançará ainda o projeto “Quilombola Bom de Bola e Bom da Escola” idealizado por Durães. “ O Zico vai ser padrinho desse projeto que desenvolvo na Comunidade Barra da Aroeira de Santa Tereza e levarei para outras comunidades junto com as associações que representam os moradores. Os quilombolas precisam de incentivo para o esporte, participar de competições afinal muitos sonham em ser grandes craques no esporte e na vida”, explicou Durães.

No auditório da ATM os líderes vão falar um pouco de seus projetos para Zico e o craque fará uma palestra para incentivar tais iniciativas. Logo após concederá uma coletiva aos veículos de comunicação da capital.  Em seguida Zico participará de um almoço oferecido pela entidade representativa dos prefeitos, a Associação Tocantinense de Municípios – ATM onde serão discutidas parcerias para implantação de escolinhas nas cidades.

Após os compromissos em Palmas, Zico embarca para Araguaína, norte do Estado, onde será recepcionado por vários fãs e autoridades. Também em carreata ele segue para a Feira Coberta do Setor Araguaína Sul onde o evento está marcado para 13 horas com participação de alunos e várias caravanas de prefeitos da região do Bico do Papagaio.

Na ocasião primeiro Zico vai entregar o Troféu “Araguaína contra a Violência” para os vencedores da  II Copa Osvaldo Durães e também fará o lançamento da Campanha, idealizada por Durães que leva o mesmo nome. “ Na campanha queremos parceria com o Ministério Público Estadual, com o Comando da Polícia Militar, Prefeitura e principalmente com as Associações de moradores para promovermos discussões e sugestões de como podemos desenvolver ações diárias para diminuir a violência em Araguaína que infelizmente hoje está assolada pela violência. A comunidade precisa se unir para juntos fortalecermos e exigirmos um maior combate e ações planejadas”, defendeu Durães.

Os eventos tanto em Palmas como em Araguaína são totalmente gratuitos e abertos para participação da população. "O cunho é inteiramente social, fazer um intercâmbio entre as experiências dele com os líderes esportivos que são guerreiros tentando promover ações e projetos nos bairros e municípios. E em Araguaína a intenção é aliar o esporte a uma causa social urgente que é a violência em Araguaína. Zico é um ídolo não só do Flamengo mas de todo o Brasil porque foi craque dentro de campo mas também fora dele", concluiu o organizador do evento.