Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

A sexta edição da Feira do Empreendedor, realizada pelo Sebrae, promove o Encontro de Negócios onde empresários podem compartilhar informações sobre produtos e serviços de interesse comum. O encontro de negócios desta última quinta-feira, dia 29, trouxe a palestra de Joselito Bonifácio Oliveira, engenheiro do BNDES - Banco Nacional do Desenvolvimento Social, em Brasília. Ele mostrou como os empresários podem ter acesso aos financiamentos da instituição para ampliar e inovar o seu negócio. Segundo Oliveira, em 2013, de 1 milhão e 100 mil operações realizadas pelo BNDES, 900 mil eram de micro, pequenos e médios empresários, ou seja, 96% dos financiamentos do BNDES são do pequeno empreendedor.

Na palestra, Oliveira destacou que o BNDES tem mais de 50 linhas de crédito para quem deseja se modernizar, principalmente com aquisição de máquinas e equipamentos. Investimentos abaixo de R$ 20 milhões de reais são feitas em parceria com os bancos comerciais e agência de fomento. Para conseguir o financiamento é importante que o empreendedor apresente um projeto de qualidade. “A avaliação do cadastro é feita pelo gerente do banco, que vai observar a saúde financeira da empresa. Por isso é importante apresentar um projeto adequado e para isso é bom buscar apoio de instituições como o Sebrae que pode orientar qual a melhor forma de apresentar o projeto”, destacou Joselito Oliveira.

O público lotou a sala da Reunião de Negócios e tirou dúvidas sobre alternativas viáveis para investimentos de curto à longo prazo. Participaram do evento representantes de 5 bancos e 48 empresas. A vendedora de semijoias Raimunda Eliane da Costa foi uma das participantes. Ela veio do município de Taguatinga, na região sudeste do Tocantins. Para Raimunda, a Feira é uma oportunidade para conhecer melhor qual o caminho para profissionalizar a sua empresa. “Eu quero ampliar o meu negócio, por isso vim aqui buscar informações sobre os investimentos que podem me ajudar e aqui encontrei muita coisa”,enfatizou Raimunda.

Nesta sexta-feira, dia 30, o Encontro de Negócios vai trazer a Empresa VLI para captação de fornecedores, a partir das 17 horas.

Patrocinadores e Parceiros

A Feira do Empreendedor conta com o patrocínio do Governo Federal, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal, Correios, Prefeitura de Araguaína, Consórcio Estreito Energia: Ceste, Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Serviço Social da Indústria (Sesi) Araguaína e Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins (CDE). São parceiros do evento Faet – Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins, Faciet – Federação das Associações Comerciais e Industrias do Estado do Tocantins, Fecomércio – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins, Fampec – Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do TO, Aciara – Associação Comercial e Industrial de Araguaína, Faculdade Dom Orione, Sicoop / Credipar, Agência de Fomento, Caps – Centro de Atenção Psicossocial de Araguaína, Hemocentro, Procon, Conselho Tutelar, O Boticário, UFT – Universidade Federal do Tocantins, Faculdade Católica campus Palmas e campus Araguaína, J. Demito, IFTO Paraíso, Google, Facebook, Mercado Livre, AbStartups, Vult Cosméticos, Clamore Cosméticos, Feira da Beleza, Fernandes Móveis, AZ Soluções, Studio Raphael Oliver, Doída por Esmaltes, Viva Bela Cosméticos, Fênix Distribuidora, Habitar Arquitetura, Gimenes Decorações, Gráfica Tocantins, Quatro Ventos, Bunge, VLI Logística, BNDES, PróDivino, Ulbra e Expnet.

Sobre a Feira do Empreendedor

A Feira do Empreendedor é um evento do Sebrae Nacional criado em 1994. Desde então, foram realizadas mais de 80 edições em todos os estados da Federação, recebendo cerca de 1,5 milhões de visitantes, e mais 400 mil empreendedores capacitados em diferentes atividades. A Feira do Empreendedor é considerada o maior evento de empreendedorismo do país. No Tocantins já foram realizadas cinco edições da feira com a participação de mais de 45 mil pessoas, gerando mais de R$ 10 milhões em negócios.