Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Em sessão solene realizada na tarde desta sexta-feira, 30, o Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ) do Ministério Público do Tocantins (MPE) empossou quatro novos promotores de justiça substitutos. 

Ruth Araújo Viana, Vera Leilane Mota Alves de Souza, Ana Gesteira Bauerlein e Rui Gomes Pereira da Silva Neto foram aprovados no 9º concurso para ingresso na carreira do Ministério Público do Estado do Tocantins. 

“Espero que o entusiasmo de hoje nos acompanhe durante toda a carreira. Assumimos esta responsabilidade com vigor. Devemos zelar pelo respeito que o MPE conquistou nestes 25 anos de história”, disse a recém-empossada promotora de justiça substituta Ruth Viana, que falou em nome dos empossados. 

A procuradora-geral de justiça, Vera Nilva Álvares Rocha Lira, parabenizou os novos membros do MPE. “Vocês são as estrelas desta festa. Digo festa pois é com muita alegria que o Ministério Público os recebe hoje. Somos um Estado com uma sociedade ainda carente e que necessita de nosso apoio. Nestes 25 anos já passamos por muitas dificuldades e somente com união pudemos vencer cada uma delas. É a sociedade que sustenta essa carreira maravilhosa”, disse Vera Nilva. 

Quem também fez uso da palavra foi o subprocurador-geral justiça, José Maria da Silva Júnior, representando o Colégio de Procuradores de Justiça. “Mais do que servidores públicos, procuradores e promotores são agentes de transformação social por excelência. Ao chegar nas promotorias, conheçam e se deixem conhecer pela comunidade local”, destacou o procurador. 

Representando a Associação Tocantinense do Ministério Público, a promotora de Justiça, Jaqueline Orofino da Silva Zago de Oliveira, destacou o valor dos representantes ministeriais. “Hoje vocês passam a integrar uma carreira de prestígio e reconhecimento perante a sociedade. Deixam de ser concurseiros para se tornarem autoridades. Cabe a nós manter o nome do MPE”. 

Também prestigiaram a sessão solene o desembargador Eurípedes do Carmo Lamounier, o Procurador-Chefe da República no Tocantins, João Gabriel de Queiroz, o Subdefensor Público Geral Alexandre Augustus Elias El Zayek, o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Tocantins, Rubens Dário Lima Câmara, além de membros e servidores da instituição e familiares dos empossados. 

Participaram da solenidade os procuradores de justiça Ricardo Vicente da Silva, Alcir Raineri Filho, Jacqueline Borges Silva Tomaz, José Demóstenes de Abreu e Elaine Marciano Pires.

Preparação

Os empossados passarão por um curso de preparação para a carreira, entre 02 e 13 de junho, promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf) do MPE.