Economia

Foto: Divulgação

Com um grande número de clientes optando por compras online, cada vez mais empreendedores se interessam em enveredar no mercado virtual. Buscar orientações para empreender no comércio eletrônico foi o que fizeram dezenas de pessoas no auditório Capim Dourado, durante a Feira do Empreendedor em Araguaína. O Ciclo MPE.net e Camara.net.  levaram aos participantes conhecimento, orientações e dicas para gestão de uma empresa na internet.

A administradora Rosangela Andreazza disponibilizou estratégias sobre vendas online. “O profissional primeiramente precisa criar um plano de negócios, além de ter planejamento, profissionalismo, diferencial competitivo e comprometimento, comprometendo-se a entregar o produto quando disponibiliza-lo em sua loja online”, explica a administradora durante a palestra.

Para o gestor do evento Ademir Whitman o seminário tem o objetivo de disseminar a informação sobre o comércio eletrônico. “É importante que as empresas utilizem essas técnicas em seus produtos e serviços dentro do mundo virtual”, afirma.

“A palestra foi bem intuitiva e indicativa para mostrar os lugares onde devo trabalhar e lucrar com publicidade na internet”, analisa o técnico de informática Lucas Lázaro. 

Seminário

O evento é parte do projeto que está realizando um ciclo de 21 seminários em importantes cidades brasileiras pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. Cada seminário é composto por apresentações focadas no provimento viável do acesso ao comércio eletrônico, mostrando efetivamente como as Micro, Pequenas e Médias empresas devem utilizar as ferramentas disponíveis, firmando-se no comércio eletrônico.

A ideia é difundir de informações e conhecimento estratégico sobre digitalização de processos para as micros, médias e pequenas empresas, visando o desenvolvimento do mercado nacional e a geração de oportunidades de negócios para as empresas participantes.

Patrocinadores e Parceiros

A Feira do Empreendedor conta com o patrocínio do Governo Federal, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal, Correios, Prefeitura de Araguaína, Consórcio Estreito Energia: Ceste, Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Serviço Social da Indústria (Sesi) Araguaína e Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins (CDE). São parceiros do evento Faet – Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins, Faciet – Federação das Associações Comerciais e Industrias do Estado do Tocantins, Fecomércio – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins, Fampec – Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do TO, Aciara – Associação Comercial e Industrial de Araguaína, Faculdade Dom Orione, Sicoop / Credipar, Agência de Fomento, Caps – Centro de Atenção Psicossocial de Araguaína, Hemocentro, Procon, Conselho Tutelar, O Boticário, UFT – Universidade Federal do Tocantins, Faculdade Católica campus Palmas e campus Araguaína, J. Demito, IFTO Paraíso, Google, Facebook, Mercado Livre, AbStartups, Vult Cosméticos, Clamore Cosméticos, Feira da Beleza, Fernandes Móveis, AZ Soluções, Studio Raphael Oliver, Doída por Esmaltes, Viva Bela Cosméticos, Fênix Distribuidora, Habitar Arquitetura, Gimenes Decorações, Gráfica Tocantins, Quatro Ventos, Bunge, VLI Logística, BNDES, PróDivino, Ulbra e Expnet.

Sobre a Feira do Empreendedor

A Feira do Empreendedor é um evento do Sebrae Nacional criado em 1994. Desde então, foram realizadas mais de 80 edições em todos os estados da Federação, recebendo cerca de 1,5 milhões de visitantes, e mais 400 mil empreendedores capacitados em diferentes atividades. A Feira do Empreendedor é considerada o maior evento de empreendedorismo do país. No Tocantins já foram realizadas cinco edições da feira com a participação de mais de 45 mil pessoas, gerando mais de R$ 10 milhões em negócios.