Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

O Aterro Sanitário de Palmas, referência no País em tratamento de lixo, recebe na próxima quinta-feira, 05, Dia do Meio Ambiente, convidados para conhecer um pouco mais sobre o excelente trabalho que vem sendo realizado no local.

Estarão presentes ao evento membros da Associação de Moradores Projeto de Assentamento São João, Vigilância Sanitária Municipal, Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Região Centro Norte de Palmas (Ascamp), Cooperativa de Produção de Recicláveis do Tocantins (Cooperan), além da imprensa.

A programação terá inicio às 08h30. Primeiramente, os visitantes irão conhecer o Museu. No acervo, há uma exposição de fotografias de animais que vivem e se alimentam nas lagoas de tratamento do local, além de diversos objetos e curiosidades encontrados pelos operadores durantes os últimos cinco anos.

Em seguida, os convidados seguem para a área de operação, local onde os resíduos são compactados e cobertos. Depois, será o momento de conhecer as três lagoas anaeróbias e posteriormente a criação de peixes na fonte do Aterro.

Equilíbrio com a Natureza

De acordo com responsável técnico pelo Aterro e idealizador do projeto, João Marques, a ideia surgiu a partir da grande demanda de alunos de escolas e universidades que realizam visitas, constituídas dentro do plano de educação ambiental no local. “O objetivo é mostrar a importância em se construir um local onde o tratamento do lixo esteja em harmonia e equilíbrio com a natureza, e não há oportunidade melhor para fazê-lo do que o dia em que se comemora o meio ambiente”.

Ainda segundo Marques, diversas espécies de aves, jacarés e até tartarugas chegaram às lagoas em busca de alimento e um habitat seguro, e encontraram tudo isso no Aterro, em um local que antes nem as pessoas conseguiam respirar. “Ao invés de urubus voando, temos diversas espécies de animais vivendo em harmonia aqui, ver a ecologia convivendo em uma área que seria insalubre demonstra a qualidade do tratamento realizado, e sem oferecer risco a esses animais", diz.

A programação será encerrada com um café da manhã oferecido pelos servidores do Aterro Sanitário, onde os visitantes poderão esclarecer dúvidas. (Secom Palmas)