Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Palmas, através da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, realiza de 04 a 06 de junho a Semana do Meio Ambiente, com o tema “Por uma Palmas Sustentável”.

As atividades acontecerão simultaneamente em Palmas e Taquaruçu com mostra de cinema, shows diversos, oficinas e doações de mudas.

A abertura oficial acontecerá na quarta-feira, 04, na Universidade Federal do Tocantins, com exposições e palestras a partir das 18h30, contando com a palestra de Silmara Vieira, diretora do Sisnama e conferência com o professor Leonardo Boff.

No dia 05, Dia Mundial do Meio Ambiente, na Av JK, em frente ao Prédio da Prefeitura, durante todo o dia, acontecerão atividades temáticas e interativas como oficinas, teatros, apresentações culturais, doação de mudas e exposição de materiais recicláveis.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Germana Pires Coriolano, espera contar com grande número de pessoas nas diversas atividades selecionadas para os dias do evento. “Fizemos uma programação para atender a todos os públicos com envolvimento de crianças, jovens e adultos nas mais variadas modalidades, desde apresentações culturais até o I Enduro Ambiental de Palmas que acontece dia 06.”

Leonardo Boff

Leonardo Boff, teólogo, escritor e professor universitário brasileiro, notável integrante da Teologia da Libertação, lecionou Teologia e Espiritualidade em diversos centros de estudo e Universidades do Brasil e do exterior. Foi professor-visitante nas universidades de Lisboa (Portugal), Salamanca (Espanha), Harvard (EUA), Basel (Suíça) e Heidelberg (Alemanha).

Boff obteve os títulos de doutor honoris causa em Política pela Universidade de Turim, cidade italiana, e de Teologia pela Universidade de Lund, município sueco. Participou das primeiras discussões sobre a pobreza e a sobrevivência de grande parte da população à margem da sociedade. Contribuiu também para inovações e novas visões sobre a questão dos Direitos Humanos na América Latina. Recebeu por seus esforços em benefício dos carentes e marginalizados e por suas lutas pela humanização do Direito, diversos prêmios no Brasil e em outros países.

Programação

Quarta-feira (04)
Local: Cuica, Campus da UFT

18h30 – Credenciamento
19h – Solenidade de Abertura
19h30 – Exposição do Ministério do Meio Ambiente
Tema: Cidades Sustentáveis
Palestrante: Silmara Vieira ‐ Diretora do Sisnama

20h – Conferência de Abertura
Tema: Meio Ambiente e Cidade – As quatro Ecologias: Ambiental, Política e Social, Mental e Integral.
Conferencista: Leonardo Boff


Quinta-feira (05) - Dia Mundial do Meio Ambiente

Das 9h às 19h – Praça da Sustentabilidade com atividades temáticas e interativas ‐ oficinas, teatro, apresentações culturais, distribuição de mudas, exposição de materiais recicláveis.
Local: Av. JK, em frente ao edifício da Prefeitura

17h30 – Cortejo pelo Meio Ambiente com o Grupo de percussão Batucanto
Local: Distrito de Taquaruçu ‐ saída da sede do Ponto de Cultura Canto das Artes até a Praça Maracaípe e retornando ao ponto de partida.

19h – Mostra de Cinema "Circuito Tela Verde"
Local: Praça Maracaípe, Distrito de Taquaruçu

20h – Show com o Grupo/Bloco Batucanto, Banda Cidadão da Mata e Banda All Blues
Local: Praça Maracaípe, Distrito de Taquaruçu

Sexta-feira (06)

7h – 1° Enduro Ambiental de Palmas
Local: Praça da árvore, Parque Sussuapara (104 Norte)

19h – Mostra de Cinema "Circuito Tela Verde"
Local: Praça Maracaípe, Distrito de Taquaruçu

20h – Show com Batucanto, Banda Cidadão da Mata e convidados
21h – Show com Dorivan e Banda Local: Praça Maracaípe, Distrito de Taquaruçu. (Secom Palmas)