Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Uma estrutura definitiva construída para oferecer serviços de Saúde, será entregue à população do distrito de Buritirana na próxima quinta-feira, 05. O novo prédio da Unidade de Saúde da Família (USF) do Distrito está localizado na Rua Donato Pereira da Silva, quadra 32, lote 01. O evento de inauguração acontecerá às 16 horas, com a presença do secretário de Saúde, Luiz Carlos Teixeira.

Para o diretor da Atenção Básica, Alessandro Pantoja, a inauguração da USF de Buritirana representa mais um avanço na estruturação da rede de Atenção Básica, que é a porta de entrada do SUS. “Somente no ano passado inauguramos 09 novos prédios, também estamos reformando outras Unidades para garantir estruturas confortáveis e adequadas para os usuários e servidores”, frisou. 

Estrutura

Em Buritirana, a USF foi construída conforme o padrão do Ministério da Saúde para uma equipe do Saúde da Família, sendo formada por 01 consultório médico, 01 consultório odontológico e 01 consultório de enfermagem. Segundo o arquiteto responsável pelo projeto da nova sede, Alexandre Paixão, as instalações foram pensadas para garantir acessibilidade e segurança, desde a escolha de revestimentos que permitem completa higienização. “São detalhes importantes para a prevenção de infecções hospitalares”, esclarece. 

Entre os serviços oferecidos estão: consultas médicas e de enfermagem, tratamento odontológico, procedimentos de curativos e retirada de pontos, nebulização, vacinação, pré-natal, consultas dos programas de Saúde do Homem, de Saúde da Criança, de Saúde do Adolescente, de Saúde do Idoso, acompanhamento de hipertensos e diabéticos e exames preventivos de câncer do colo de útero. (Secom Palmas)