Cultura

Foto: Divulgação

O Teatro Sesc recebe até domingo, 08, a Semana Isto de Teatro. O evento que realiza uma justa homenagem aos 20 anos de carreira do ator Nival Correia foi contemplado pelo Edital Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), e tem patrocínio da Prefeitura Municipal, através da Fundação Cultural de Palmas.

O ator Nival Correia já trabalhou com vários grupos tocantinenses de teatro e em 2014 completa 20 anos de carreira.  Para celebrar, o Instituto Social do Tocantins oferecerá a Semana Isto de Teatro. Trata-se de uma semana de atividades com oficinas de teatro, bate-papos e os espetáculos do repertório do artista.

A programação teve início no dia 2 de junho, em espaços diferentes da Capital, como o auditório da Escola de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Melo, auditório da Escola de Tempo Integral Padre Josimo Tavares e no Teatro Sesc Palmas. Na ocasião, Nival apresenta à comunidade palmense espetáculos onde atuou e dirigiu nos últimos anos, como “A Caixa”, “Trupizupe”, O Raio da Silibrina”, “Pedra Canga” e “Dois Idiotas Sentados, Cada Qual no seu Barril”.

Para todas as apresentações, a entrada é gratuita. Segundo Nival, além de celebrar os seus 20 anos de carreira, a Semana Isto de Teatro foca a formação de plateia para o teatro. “É uma iniciativa para o fomento da arte teatral em Palmas, com foco na formação de plateia, na educação teatral através de oficinas e na discussão através de bate-papo após cada espetáculo”, complementa.

Perfil

Com 20 anos de carreira no Tocantins, Nival já trabalhou como ator em grupos tocantinenses como a Cia Chama Viva, Teatro Livre de Palmas e Trupe Atrupelo. Atualmente, é diretor de cultura da Central Única de Favelas do Tocantins, diretor da Spatium Arte e Cultura, coordenador do Ponto de Cultura Central do Riso e presidente do Instituto Social do Tocantins.

Além disso, é articulador de vários projetos culturais importantes para a cidade, como Projeto Ponto de Cultura Cine Buriti, Ponto de Cultura Cabana Cultural. Como produtor tem trabalhado todos os anos no Projeto 5ª Cultural do Banco da Amazônia, “Arraiá da Capital”, Projeto Música na Estrada, assim como Rap Popular Brasileiro (RPB) e Break Dance Brasil (Bradan). 

Trabalhou com artistas de renome nacional, como Caio Blat, Felipe Camargo, João Miguel, Fábio Lago, Babu Santana e Georgina Castro e os diretores Cao Hamburger e Fernando Meirele no elenco de apoio no filme “Xingu”, com o diretor Uriol Ferrer no filme espanhol “Descalço Sobre a terra Vermelha”,  com o diretor  Antônio Guedes e a dramaturgista Fátima Saad  do Teatro do Pequeno Gesto (Rio de Janeiro) com a montagem de “O Jogo do Amor” (Marivaux), com o diretor carioca  Rafael Ponzi da Casa da Gávea na montagem do espetáculo Bodas de Sangue (Garcia Lorca), fazendo a direção de cena e atuando ao lado das atrizes Suzana Saldanha e Suzana Pires, do Rio de Janeiro, e trabalhou com o diretor Marcelo Souza  nas montagens de “Sacra Folia e Anel de Magalão” (Luís Alberto de Abreu), e “A vida Como ela é” no Cordel. Além disso, atuou em filmes regionais, como “Um Lagarto a Caminho do Jalapão” (Hélio Costa), “O som de lá e Dias difíceis” (Caio Brettas).

O artista tem atuado e levado o brasão do seu Estado em várias cidades importantes, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Anápolis, Recife, Taguatinga, Belém, Imperatriz e cidades do Tocantins como Gurupi, Araguaína, Paraíso, Porto Nacional entre outras.   

Programação

Teatro do Sesc

Dia 06/06 

19 h30 - Homenagem aos 20 anos de carreira do ator Nival Correia;

20 horas - Apresentação do espetáculo Trupizupe, “O Raio da Silibrina”;

Dia 07/06 

19 h30 - Apresentação do espetáculo “Pedra Canga”;

Dia 08/06 

19 h30 - Apresentação do espetáculo “Dois Idiotas”. (Ascom Sesc)